Deputado catarinense será relator da CPI das Americanas
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB-SC), de Jaraguá do Sul, será o relator da CPI da Americanas. O presidente da comissão será o deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE). “Vamos fazer um trabalho muito sério, apurar malfeitos e buscar responsabilizações”, disse o parlamentar catarinense, em trecho de fala divulgada pela assessoria.
No início de 2023, o Grupo Americanas revelou inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e dívidas da ordem de R$ 43 bilhões. O caso gerou suspeitas de fraude e está sob investigação. A proposta da CPI é saber se o “desarranjo contábil” se resume a apenas uma empresa e o motivo de não ter sido identificada a situação previamente por uma auditoria.
A CPI pode determinar que sejam ouvidos administradores e contadores da empresa, além de autoridades públicas para que esclareçam as condições em que essa inconsistência fiscal foi possibilitada. Em outro trecho da fala, Chiodini disse que tem “compromisso de não tornar essas comissões um fator de desestabilização da economia do país”.