Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado federal Mauro Mariani pedirá renúncia da maioria da executiva nacional do PMDB

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado federal Mauro Mariani pedirá renúncia da maioria da executiva nacional do PMDB

Malversação

Raul Sartori

Renúncia
O presidente do PMDB de SC, deputado federal Mauro Mariani, irá propor hoje, durante reunião do partido, em Brasília, a renúncia da maioria da executiva nacional. Argumenta que os parlamentares denunciados pelo procurador-geral Rodrigo Janot denigrem a imagem partidária e não têm condições de continuar no comando da sigla: “Vou propor a renúncia da atual e eleição de nova executiva nacional. O PMDB não pode ser jogado na lata do lixo por situações envolvendo seus dirigentes. Não podemos ser tragados em SC por erros nacionais”.

Desonra 1
Este espaço tinha nota pronta em que sugeria ao governo estadual pedir de volta e cassar a concessão da Medalha Anita Garibaldi, em 2010, dada ao então ministro da Integração Nacional, notório corrupto e agora presidiário baiano Geddel Vieira Lima, quando foi informada que o deputado estadual João Amin (PP) protocolou, na Assembleia Legislativa, providencial projeto de lei propondo revogar aquela que é a maior honraria de SC.

Desonra 2
A devolução seria um ato de respeito à própria heroína catarinense e a todos os que foram condecorados até agora. Em 2010 o governo estadual se apressou a conceder a medalha porque o então ministro do governo petista, dois anos antes, esteve no Morro do Baú, em Ilhota, onde ocorreu enorme avalanche, com dezenas de mortes. Prometeu mundos e fundos e pouco se resolveu.

Desvio
A coluna não tem os dados, apenas percepções, de que são dezenas os professores da rede pública estadual que, junto com ex-prefeitos e ex-vereadores, lotam os gabinetes dos deputados estaduais, tanto na Assembleia Legislativa como nos escritórios política em suas cidades.

Malversação
Deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PSC), comemorou seu 32º natalício em Balneário Camboriú, em julho de 2016. Jantou em um restaurante japonês com amigos e ainda gravou vídeos, mandando recados irônicos para adversários em rede social. Detalhe, segundo o jornal O Globo: sua passagem aérea foi comprada com a cota parlamentar. O voo de volta para São Paulo, a partir de Navegantes, custou R$ 1.427,66.

O respeito
Em “Cartas a um jovem político”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso observa que vivenciou vários momentos de extrema impopularidade no seu mandato e que reconquistar a simpatia e apoio popular é possível se não tiver perdido o respeito: “Quando se perde o respeito, não existe solução, não se conserta mais. Vira palhaçada”. Um bom conselho para Temer, Lula, Dilma, Aécio, Geddel, Calheiros muitos, muitos outros.

Exceção
Presidente da poderosa Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, o senador Dário Berger (PMDB-SC) sempre faz questão de destacar, nas entrevistas, que é a primeira vez que se elabora o orçamento com limite de gastos. Não esquece também de lamentar que a medida não seja uma prática inerente ao poder público, sempre pródigo e irresponsável em gastar mais do que arrecada, esperando mágicas de números.

Carga horária
Ação ajuizada por professora da rede pública de SC está levando o Supremo Tribunal Federal a analisar a validade de dispositivo legal que dispõe sobre a composição da carga horária do magistério público nos três níveis da Federação. A lei federal que instituiu o piso salarial nacional prevê que na composição da jornada de trabalho deve ser observado o limite máximo de dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos e um terço dedicado às atividades extraclasse. Na ação a professora catarinense quer que o governo estadual se submeta à mesma norma.

Paradeiro
Queridinha de Anna Wintour, famosa diretora criativa da revista Vogue e que inspirou o filme O Diabo Veste Prada, a top model brasileira de carreira internacional, Carol Trentini, é mais uma personalidade a fazer de Balneário Camboriú seu lugar de residência fixa no Brasil. É casada há cinco anos com o fotógrafo de moda Fábio Bartelt.

Estrela
Uma lágrima para a artista plástica Eli Heil. Sim, como alguns andaram escrevendo nas últimas horas, ela foi uma expressão máxima das artes visuais de SC em todos os tempos.

DETALHES
Neste 2017, em que celebra duas décadas de bem-sucedida carreira como palestrante, com quase 700 eventos no currículo, o administrador e mentor em gestão empresarial catarinense Adonai Zanoni lança hoje seu terceiro livro, “Conexão Stellar – o coração peregrino no caminho das estrelas”, em Florianópolis.

A grande maioria dos brasileiros – 76% – não gostou do arquivamento da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer, de acordo com pesquisa do Ibope em 2.002 brasileiros em todos os Estados.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio