X
X

Buscar

Deputado Paulo Eccel questiona Estado sobre não credenciamento de leitos de UTI do Hospital Azambuja

Documento foi aprovado na tarde de terça-feira, na Alesc

Depois do anúncio, por parte do governo do estado, de indeferimento no credenciamento de 10 leitos de UTI no Hospital Azambuja, em Brusque, o deputado estadual Paulo Eccel (PT) encaminhou pedido de informação urgente ao governador e à Secretaria Estadual de Saúde. O documento foi aprovado na tarde de terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Conforme Eccel, outros municípios da região, como Timbó, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú, já tiveram os credenciamentos aceitos. “Nós estamos questionando quais os motivos para indeferir o credenciamento dos 10 leitos, qual a possibilidade de reconsideração desse indeferimento e quantos leitos de UTI estão credenciados, hoje, para Brusque”, detalha o parlamentar.

O documento ainda pede explicações sobre quantos desses leitos credenciados, no município, estão reservados para pacientes do coronavírus; e quantos deles foram credenciados depois de 20 de março, quando iniciou no País a mobilização em torno da pandemia.

“Nossa preocupação é que essa demora leve a uma sobrecarga que vá custar vidas não só em Brusque, como em toda região. Estamos apelando pelo credenciamento imediato”, explica Eccel.

Pedido também contempla região

O pedido de informação ainda questiona o volume da população atendida e quantos leitos de UTI estão atualmente credenciados pela Secretaria de Estado da Saúde na macrorregional de Saúde Vale do Itajaí e na macrorregional de Saúde Foz do Rio Itajaí.

Junto disso, solicita dados sobre quantos desses leitos de UTI credenciados nas duas macrorregionais de saúde estão reservados para pacientes do coronavírus e quantos desses leitos foram após o dia 20 de março desse ano.