X
X

Buscar

Deputado sugere implantação de disciplina sobre igualdade de gênero nas escolas em Santa Catarina

À frente 1 Político e padre progressista, o deputado estadual Pedro Baldissera (PT) sugeriu a implantação de uma disciplina sobre igualdade de gênero nas nossas escolas. Quem sabe diminuam os impressionantes índices de violência doméstica entre nós, principalmente em relação às mulheres. À frente 2 Deputado estadual desde 2002, Baldissera teve com um dos destaques […]

À frente 1
Político e padre progressista, o deputado estadual Pedro Baldissera (PT) sugeriu a implantação de uma disciplina sobre igualdade de gênero nas nossas escolas. Quem sabe diminuam os impressionantes índices de violência doméstica entre nós, principalmente em relação às mulheres.

À frente 2
Deputado estadual desde 2002, Baldissera teve com um dos destaques de mandato até agora editar uma cartilha inspirada na Lei Maria da Penha, totalmente focada nos homens, com o objetivo de “influenciar a mente, a sua consciência”. Para ele, “direitos de igualdade é uma luta longa que se escreve a cada dia”.

Solidariedade
O senador e ex-ministro Sérgio Moro, alvo de sinistro plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) para matá-lo, ganhou a solidariedade de dois colegas catarinenses no Senado: Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL). Ivete Silveira (MDB) está calada, por enquanto. Amin e Seif de pronto também apoiaram projeto de Moro que aumenta a proteção de autoridades que atuam e investiguem o crime organizado.

Outra novela
Se o Contorno Viário de Florianópolis é uma novela de anos, outra já está entrada em intermináveis capítulos: é a da duplicação da BR-470, no trecho entre Navegantes e Indaial, de 72,2 quilômetros. Estudo da Fiesc mostra que a obra está aquém do esperado e, a grande preocupação, não tem prazo de conclusão.

Quem decidirá
O ministro “supremo” André Mendonça foi sorteado e será ele que decidirá sobre as ações que acusam deputada federal catarinense Julia Zanatta (PL) de ameaçar Lula em postagem em que aparece empunhando um fuzil e vestindo uma camiseta com referência ao presidente. As ações tem como autores vários deputados federais do PT.

Cartola gay
O economista e empresário Moisés Spilere, presidente do time de futebol do Caravaggio, de Nova Veneza, que disputa a segunda divisão, está conseguindo seus merecidos momentos de fama desde que assumiu publicamente que é o primeiro cartola gay de futebol profissional no Brasil. Reportagens na mídia nacional, aqui e ali, o tem tornado famoso. Na “Folha de S. Paulo” do último domingo, ganhou meia pagina. Ele não reclama de tanta notoriedade. O que já o aborrece são atitudes explícitas de homofobia na sua cidade.

Proibir MPs
O deputado federal catarinense Gilson Marques (Novo) é autor de proposta de emenda à Constituição, apresentada semana passada, com o objetivo de proibir o uso de Medidas Provisórias (MPs) para criar ou aumentar impostos. A prática tem sido utilizada pelos governos desde o sempre.

Destino político
Com todas as provas reunidas, está a caminho do Judiciário estadual o cartapácio de Operação Mensageiro, envolvendo, dentre outros, sete prefeitos, todos presos. A percepção que se tem é que a probabilidade dos sete voltarem aos cargos beira a zero.

O cara
O ex-craque e senador Romário é o personagem da série “Romário, o cara”, a ser lançada pela HBO Max, com 80 entrevistas, entre elas de desafetos, com 80 personagens diferentes, incluindo parentes, colegas do esporte, jornalistas e personalidades conhecidas internacionalmente. Não há referências aos negócios dele, pelo menos os mais recentes. Se tivesse haveria lugar, certamente, para um dos piores, o time de futebol que ele banca em SC, o Atlético Catarinense, sediado em São José, que disputou o campeonato catarinense desse ano. O melhor resultado que conseguiu durante toda a competição foi um empate.

 

Cidadania digital
SC está atrasada quando à introdução de uma nova disciplina que já é realidade em 50 escolas da Bahia, Pernambuco e Distrito Federal e, em breve, também no Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. É a genericamente ainda chamada Cidadania Digital, para ensinar o uso seguro e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico. A iniciativa é da ONG SaferNet, em parceria com o governo do Reino Unido.


– Assista agora:
Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate