Deputados votam projetos a toque de caixa na Assembleia Legislativa
Rolo compressor Dá para imaginar as monstruosidades que os deputados estaduais vão cometer por estes dias considerando que apenas na Comissão de Constituição e Justiça foram analisados, somente ontem, 87 projetos na chamada “limpeza de pauta”. Dali seguirão para o plenário, sem passar pelas demais comissões. Quantos de interesse geral e quantos escondendo outros, escusos? […]
Rolo compressor
Dá para imaginar as monstruosidades que os deputados estaduais vão cometer por estes dias considerando que apenas na Comissão de Constituição e Justiça foram analisados, somente ontem, 87 projetos na chamada “limpeza de pauta”. Dali seguirão para o plenário, sem passar pelas demais comissões. Quantos de interesse geral e quantos escondendo outros, escusos? Só Deus sabe. O que se sabe é que entre os 87 estão 54 de autoria de deputados que não voltarão ao Legislativo em 2019. Hum…
Indiferença
Nem a visita que fez ao presidente do Legislativo estadual, deputado Silvio Dreveck (PP), anteontem, serviu para afastar a depressão de vários deputados chateados com a indiferença a eles deferida pelo governador eleito Carlos Moisés. A nota acima talvez explique o motivo da aversão.
Reaproximação
Todos os presidentes dos tribunais de justiça aprovaram, sexta-feira, a “Carta de Florianópolis”, documento com as principais conclusões do 115º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado na capital catarinense no final da última semana. Destacam a necessidade de se resguardar o respeito à atividade judicante, o apoio às liberdades democráticas e a iniciativas pela reaproximação do Judiciário com a sociedade. Quanto ao último aspecto é um desafio. Como a magistratura pode almejar tal desejo defendendo privilégios para si, como o famigerado auxílio-moradia?
Santo sem milagre
O veterano jornalista Laudelino José Sardá fez postagem em rede social, com muitos compartilhamentos, lamentando que o catarinense Vinicius Lummertz ficou quase dois anos no Ministério do Turismo e que o governador eleito de São Paulo, João Dória, não pestanejou em convidá-lo para ser o secretário de Turismo do maior estado brasileiro. Lummertz não recebeu nenhuma mensagem do governo catarinense atual e muito menos do futuro.
Preparação
A catarinense Caroline de Toni (PSL-SC) integrou um grupo de deputados federais novatos que participaram segunda-feira de um seminário preparatório sobre cenário macroeconômico, reforma tributária e processo legislativo orçamentário, no Congresso Nacional.
Unificação
Provavelmente sem saber, Carlos Moisés se antecipou a uma possível lei federal prevendo que os estados tenham a possibilidade de adotar o chamado “ciclo completo”, unindo as polícias Civil e Militar em uma única corporação. A Comissão Especial da Unificação das Polícias Civil e Militar, do Congresso Nacional, deve votar esta semana o parecer do relator, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP), que propõe uma PM transformada em “polícia estadual”, com ações ostensivas e de apuração de infrações penais, enquanto a Civil passaria a se chamar “polícia estadual investigativa”, com a missão de apurar infrações penais de alta complexidade.
Ídolo a mais
Em entrevista à revista “CQ”, escolhido pela publicação como seu “Ícone 2018”, o tenista Gustavo Kuerten lamenta que a relação do torcedor brasileiro é com o resultado, não com o esporte: “Isso é cruel, desumaniza o atleta; se ele ganha é endeusado, se perde é execrado”. Não há como discordar.
Clube do bolinha
Apesar da existência de 545 mil mulheres advogadas brasileiras, no próximo triênio (2019/2021) todas as seccionais da OAB do país serão presididas por homens – eles são um contingente de 572 mil. Em todos os 26 estados e no DF, das mais de 70 chapas inscritas, apenas nove eram encabeçadas por mulheres. E destas, uma desistiu da candidatura à presidência às vésperas do pleito. O Ceará teve duas chapas tituladas por profissionais do gênero feminino.
Destaque
No próximo dia 18 o Grupo de Líderes Empresariais (Lide-SC) realizará a terceira edição do Prêmio Líderes de SC. O evento, que ocorrerá na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), reconhece os empresários que mais se destacaram no último ano em diferentes áreas de atuação (agronegócio; indústria; serviços; tecnologia e inovação; turismo; varejo, empresário do ano e homenageado especial).
Bandeira azul
Após cumprir todas as severas exigências da entidade internacional Fundação para Educação Ambiental, as majestosas praias de Palmas e Grande, em Governador Celso Ramos, vão hastear a bandeira azul por mais uma temporada, em cerimônia dia 15. Bandeira que é um símbolo da qualidade ambiental atribuído anualmente à praias e portos que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de atribuição.