Desatenção de instrutor quase causa colisão entre aviões em aeroporto de SC; entenda

Caso ocorreu na última semana e foi investigado por setor da Aeronáutica

Desatenção de instrutor quase causa colisão entre aviões em aeroporto de SC; entenda

Caso ocorreu na última semana e foi investigado por setor da Aeronáutica

De acordo com informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do comando da Aeronáutica, que concluiu a investigação de uma ocorrência no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, por muito pouco um acidente não ocorreu envolvendo duas aeronaves.

O fato ocorreu no último dia 5 de novembro. O relatório levou em consideração o depoimento de um grupo de três tripulantes de uma das aeronaves, que estava na pista. Eles iriam realizar um voo de treinamento e, para isso, iria decolar com destino a Curitiba.

Toque de arremate

Contudo, quando eles estavam alinhados para a decolagem, verificaram que outra aeronave, do Aeroclube de Blumenau, ingressou na base e deu início a uma tentativa de pouso – ou seja, os aviões iriam colidir na pista se ele, de fato, pousasse.

Foram realizadas diversas tentativas de contato e sinalização de luzes, mas a aeronave desceu. Ao observar o outro avião na pista, a aeronave que iria pousar fez um toque de arremate – tocando no solo e subindo em seguida.

O piloto informou que não ouviu o rádio porque havia baixado o volume no intuito de instruir um aluno que estava com ele, e depois se esqueceu de voltar a aumentar o volume. Apesar do susto, as aeronaves não tiveram danos e os tripulantes saíram ilesos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo