Descalço, brusquense fatura ouro em prova de atletismo e vai a competição nacional
Pedro Paulo Kohler, de 14 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio com salto de quase 6 metros
Pedro Paulo Kohler, de 14 anos, conquistou o lugar mais alto do pódio com salto de quase 6 metros
O brusquense Pedro Paulo Kohler, de 14 anos, do 8º ano A da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Profª. Georgina de Carvalho Ramos da Luz, conquistou a medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), disputados em Curitibanos (SC), neste sábado, 3. Com o resultado, conseguiu classificação aos Jogos Escolares Brasileiros, e vai representar Santa Catarina na competição que será realizada em Blumenau.
O termômetro marcava sete graus com sensação térmica de quatro na pista de atletismo do estádio municipal de Curitibanos Wilmar Ortigari. O vento gelado marcava a velocidade de 2,8 metros por segundo no anemômetro, aparelho usado para medir a velocidade do vento. Cerca de 15 atletas tentavam marcar seus nomes no salto em distância, nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos, no primeiro dia do atletismo da competição. Mas apenas um competiria descalço.
No grupo de competidores, o estreante Pedro Paulo Kohler tinha um objetivo: marcar seus pés no ponto mais distante da areia e conquistar a tão sonhada medalha de ouro. Acostumado a competir descalço desde que começou a praticar a modalidade, foi desta forma que a conquista veio.
Do lado de fora, seu professor e treinador Jeferson de Souza, o incentivava, e via seu pupilo não se destacar nos primeiros quatro saltos. Até que no quinto veio a reação: 4m43cm. Não era suficiente, já que a marca lhe dava somente o segundo lugar.
No último salto, concentração. Respiração presa. Foco. Corrida. Salto e… Apreensão. Os juízes esticam a trema e dão o veredito: 5m90cm. Ouro! O abraço do campeão em seu treinador Jeferson era um misto de alívio e alegria. Alegria pelo título de um ouro na primeira vez que participa dos Jesc.
“Meu, foi uma prova muito competitiva. Teve um atleta que chegou muito perto de mim, mas graças a Deus no final consegui ultrapassar ele mesmo descalço”, dizia o campeão eufórico após receber a medalha de ouro no pódio. O atleta em questão foi Leonardo Galvão Volpini, da Escola Municipal Santa Cruz, de Concórdia, que ficou em segundo lugar com a marca de 5m48cm.