X
X

Buscar

Descida do rio Itajaí-Mirim recolhe grande quantidade de lixo

Ação foi realizada na manhã deste domingo, 2 de setembro

Na manhã deste domingo, diversas pessoas participaram da segunda edição da Descida do rio Itajaí-Mirim, em Brusque.  Em embarcações de pequeno porte, cerca de 40 voluntários precorrem um trecho de aproximadamente 8km, que saiu do bairro Guarani, no trecho novo da Beira-Rio, e foi até as proximidades do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), bairro Santa Terezinha.

 

A ação de conscientização, teve início perto das 8h30, e foi até aproximente 12h20. No caminho, foram recolhidas dezenas de entulhos, pneus, garrafas, sacolas plásticas, latinhas de alumínio, e os mais variados materiais, como sofá, por exemplo, encontrados nas margens e dentro do rio. 

 

*Confira galeria de fotos

 

Ao todo, quatro caçambas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), ficaram cheias com o lixo recolhido. Também foi realizada a coleta da água, em 12 diferentes pontos, para analisar e verificar as substâncias encontradas em cada uma das regiões.

 

– É mais do que conscientizar, é fazer com que as pessoas revivam o rio. Essas atividades, como limpar as margens, por exemplo, despertam nas pessoas o hábito de contribuir para a limpeza do rio, agregada a prática esportiva – declarou a coordenadora do Grupo de Trabalho Ambiental Municipal de Brusque (GTAM), Kelle Cristina Leite Henschel. 

 

O evento também aconteceu em outras 15 municípios integrantes da Bacia do Itajaí.

 

*Confira a reportagem completa, e a opinião de quem participou do evento, na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta segunda-feira, 3 de setembro.