Desenho em plantação chama atenção em município catarinense conhecido por registros de agroglifos; entenda

Primeiro desenho apareceu em plantação na cidade do Oeste há quase 14 anos

Desenho em plantação chama atenção em município catarinense conhecido por registros de agroglifos; entenda

Primeiro desenho apareceu em plantação na cidade do Oeste há quase 14 anos

Um desenho em uma plantação de trigo registrado na cidade de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, chamou a atenção nesta terça-feira, 4. O agricultor, dono da plantação, amanheceu e se deparou com o círculo. As imagens do local foram publicadas nas redes sociais por Tiago Kosinski, ex-vereador do município Abelardo Luz, também no Oeste.

Segundo o site da Prefeitura de Ipuaçu, a cidade ficou conhecida como capital nacional dos agroglifos em 2008, quando círculos foram encontrados em plantações de trigo. “O município fica há 538 quilômetros da capital Florianópolis e já é conhecida como a ‘cidade dos ETs’”, diz a página destinada aos agroglifos.

Histórico da cidade

O primeiro aparecimento registrado foi na comunidade de Toldo Velho, onde surgiram agroglifos de 19 metros de diâmetro, a 25 metros do asfalto, no dia 9 de novembro de 2008.

Deste dia em diante, moradores da cidade falavam que Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade. Alguns teriam comentado que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar.

Jorge/Prefeitura Ipuaçu/Divulgação

O fenômeno transformou o turismo na cidade. De acordo com a prefeitura, cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008. Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas.

Apenas um ano depois, um novo desenho apareceu na cidade. No dia 29 de outubro de 2009, um agroglifo apareceu em forma de seta em uma plantação de trigo. A figura tinha 44 m de comprimento, da base à ponta.

Em novembro de 2010, círculos foram encontrados em lavouras de Ipuaçu. Já em 2011, oito círculos foram vistos no dia 6 de novembro, em uma propriedade a 3 km do centro da cidade.

Além de círculos, também apareceu um desenho em formato de fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si. Os círculos tinham de 1,5 m até 24 m.

Ivo Hugo Dohl/Reprodução

Leia também:
– Leandro Hyarup é exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Social de Brusque
Defesa Civil alerta para temporais, rajadas de vento e possibilidade de granizo em parte do Vale do Itajaí
– Caminhão deixa esterco cair na pista e cheiro incomoda moradores do bairro Rio Branco, em Brusque
– Tudo o que você precisa saber sobre 37ª edição da Oktoberfest Blumenau
– Bailarina há apenas um ano, venezuelana tenta vaga no Bolshoi de Joinville

– Assista agora:
Descubra a importância da arquitetura corporativa em pequenas e grandes empresas

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo