Desfile de abertura da Fenarreco tem data marcada; confira outras novidades para o retorno da festa
Festa ocorre em outubro e contará com parque de diversões e cervejarias artesanais
Com a aproximação da 35ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), que ocorrerá entre os dias 6 a 16 de outubro, o comitê organizador atua nos preparativos do evento.
A diretora-geral de Turismo da Prefeitura de Brusque, Rafaela Maestri, destaca que a festa contará com o tradicional desfile. Ele está marcado para o dia 6 de outubro, às 18h30, na avenida Cônsul Carlos Renaux. “Pretendemos fazer um grande desfile de abertura que vai surpreender a todos no que respeito a qualidade e a participação do público”, ressalta.
Segundo Rafaela, a inscrição para o desfile deve abrir em breve, com a divulgação do edital. O processo acontece no site da prefeitura e será divulgado pelos meios de comunicação.
Além disso, a organização também confirmou a instalação do parque de diversões na festa. Conforme a diretora-geral, a equipe vai conhecer a atração em 1º de agosto. Contudo, ela adianta que os brinquedos serão modernos e com pouco uso, o que preza pela segurança do público.
Outra expectativa é com o novo sistema de pagamento: o cashless. A diretora-geral conta que o setor aguarda a homologação das empresas que participaram da licitação. Portanto, a vencedora será responsável pela administração do financeiro da festa.
“Ainda não sabemos qual será a empresa a administrar o cashless. A nossa pretensão realmente é essa, para ser mais ágil, moderno e que facilite a todos a participação na Fenarreco”, continua.
De acordo com Rafaela, a organização observou as últimas festas que ocorreram no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, como a Fenajeep e o Festival Nacional da Cuca. Esta edição da festa é a primeira após a pausa de dois anos devido à pandemia da Covid-19.
“A gente viu e pode comparar que, em relação aos outros anos, tivemos um crescimento muito grande de público. As pessoas realmente estão curiosas e com vontade de participar das festas de outubro, já que há dois anos elas não acontecem”, comenta.
“A expectativa é de um crescimento muito grande de turistas que virão principalmente do Paraná, São Paulo e até do Rio Grande do Sul, e de onde geralmente vem a grande demanda de turistas. Para que esse ano a Fenarreco supere não somente na quantidade de pessoas, mas também no faturamento. Brusque é Turismo”, completa Rafaela.
Cervejarias artesanais
Em relação às cervejarias, Rafaela explica que uma licitação está sendo aberta para cervejarias industriais. Na sequência, ao finalizar esse processo, uma segunda licitação será aberta exclusivamente para as cervejarias artesanais.
“Neste ano nós vamos ter como novidade as cervejarias oficiais e, também, teremos as cervejarias artesanais com várias opções e várias marcas. Inclusive, as pessoas vão poder comprar o chope ou a cerveja artesanal para levar para casa, por exemplo, em garrafa”, anuncia. Rafaela reforça que a possibilidade de levar a cerveja para casa é somente para as artesanais.
A data para abertura do edital para a bebida oficial é 26 de julho, às 14h30.
Bandas na Fenarreco
Por contar com diversas festas nacionais em outubro, Rafaela explica que a organização teve dificuldades em buscar bandas diferentes para tocar na Fenarreco. Ainda mais pela retomada do setor de eventos pós-pandemia.
Atualmente, a equipe finaliza a contratação dos grupos musicais. “As bandas que estarão em Brusque serão aquelas que fazem sucesso e que já são conhecidas pelo público. E é claro, vamos inserir algumas atrações”, finaliza.