Desfile de Natal de Guabiruba reúne milhares de pessoas e grupos criativos
Bom clima trouxe público recorde para evento que contou com 31 grupamentos na Rua Brusque
Bom clima trouxe público recorde para evento que contou com 31 grupamentos na Rua Brusque
O espírito natalino pegou em cheio os moradores de Guabiruba neste domingo, 4. O desfile Natal Mágico, que contou com 31 grupamentos incorporando símbolos, signos natalinos e do mundo da ficção. Em sua terceira edição, o evento contou com um bom clima, o que trouxe milhares de espectadores para as ruas que acompanharam as delegações em festa na Rua Brusque.
A presença das famílias chamou a atenção. Mesmo meia hora antes do início oficial do desfile – estava marcado para às 20h30 – já era possível observar um grande número de pessoas encontrando a melhor posição para não perder nenhum detalhe do evento. A quantidade de crianças presentes também foi destaque, tanto acompanhando quanto participando e encantando a todos nas delegações.
Momento de reflexão
Para o prefeito Mathias Kohler, o desfile alcançou seu objetivo de proporcionar um momento de reflexão às famílias guabirubenses. “Nosso desejo era que as pessoas tomassem para si esse espírito de Natal. É um momento forte, que inclui e oportuniza a participação de diversas entidades”, completa.
Kohler lembrou também que, após uma semana carregada de tristezas com o acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, a hora é propícia para que a comunidade esteja cada vez mais unida. “Faz a gente também pensar sobre o significado da vida, e o quanto ela é frágil, além da importância de comemorar a presença daqueles que estão entre nós. Afinal de contas, ninguém é menos e nem mais, Jesus trouxe essa mensagem, de que temos que viver em comunhão”, diz o prefeito.
O superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, ficou feliz com o fim do período chuvoso e nublado “A previsão era de chuva, mas graças a Deus tivemos um bom tempo e isso com certeza ajudou para que o evento fosse um sucesso”. Chegando à terceira edição, Celva comentou sobre a responsabilidade de sempre trazer algo novo dentro do desfile. “Temos que cuidar sempre para que não se torne algo monótono, mas pra isso sempre contamos com os grupos que embelezam o evento”.
Encanto da população
Moradora de Brusque há 30 anos, Alzira Fischer acompanhou pela primeira vez o desfile de Natal. Para ela, a data tem um significado especial. “O Natal é um tempo de alegria, para as famílias e crianças, e é o momento que o menino Jesus traz força e amor à comunidade”, completa.
Já Eduarda Schweigert, professora de educação física, participa e desfila há três anos pela delegação da academia a qual frequenta. Também encantada com a edição do evento e principalmente com o Natal, ela diz que não se importaria se a data se repetisse mais vezes. “Que bom se fosse Natal todo dia! É um momento de confraternização com os familiares e amigos, parece que todo mundo esquece os problemas e as intrigas e se une mais. É um clima muito gostoso e de um momento de celebrar”.