Desfile de Natal e abertura da Casa do Papai Noel levam multidão para a avenida Cônsul Carlos Renaux
Eventos marcaram o início da programação de Natal de Brusque
- Por Bárbara Sales
- 30/11/2018
- 23:20
- +A-A
Eventos marcaram o início da programação de Natal de Brusque
Milhares de pessoas foram até a avenida Cônsul Carlos Renaux na noite desta sexta-feira, 30, para dar as boas-vindas ao Natal. O desfile, que deu início à programação natalina em Brusque, fez todo mundo voltar a ser criança e aguardar com ansiedade o bom velhinho e as surpresas que o acompanhavam.
O desfile reuniu mais de 20 grupos que demonstraram muita criatividade. Muitos deles, já conhecidos pelo público da Fenarreco, foram adaptados com temas natalinos.
A Trupp da MAF, da Mecânica Aires Fischer, já é velha conhecida dos brusquenses e para abrir o desfile de Natal se transformou no MAF Noel, com direito a Papai Noel, duendes e anjos na avenida, que divertiram o público.
A Tobatapéia do Noel, um dos últimos carros do desfile, foi outro que precisou de alguns reparos. Originalmente, foi montado para a Fenarreco, e para o desfile desta sexta-feira, ganhou temas natalinos.
O idealizador do carro, Celio Fischer, é morador do bairro São Pedro e diz que a alegoria levou algumas semanas de trabalho para ficar pronta. O carro conta com a chaminé do Papai Noel, um boneco de neve e ao final a carroça que leva o presépio vivo.
Cerca de 30 pessoas participaram do grupo, formado por familiares e amigos. “Quem participa do grupo ajuda a enfeitar. Gostamos muito de participar e fazemos questão de ter o presépio com um bebê de três meses, que representa o significado do Natal”, diz.
O grupo também levou para a avenida anjos, os três reis magos e Jesus na fase adulta.
Além das alegorias, o que também dá um brilho a mais para o desfile são as bandas. A banda musical da Escola de Ensino Fundamental Visconde de Taunay, de Blumenau, foi uma das participantes do desfile de Brusque.
Mais de 30 alunos participaram do desfile e como não poderia deixar de ser, executaram um repertório natalino.
“Estamos ensaiando há dois meses já para o desfile. Sempre participamos da Fenarreco e esta é a primeira vez no desfile de Natal”, diz a maestrina Jaqueline Rangel.
A banda faz parte do programa de bandas e fanfarras da Prefeitura de Blumenau, em que alunos de várias escolas têm a oportunidade de estudar música no contraturno escolar gratuitamente.
As crianças eram as mais animadas, já que a cada novo grupo, havia uma nova chance para ganharem balas e outras guloseimas que foram distribuídas durante todo o desfile.
A animação dos pequenos só diminuiu durante a passagem de um grupo ‘enfurecido’ de Pelznickels. Eles vieram de Guabiruba especialmente para cobrar o bom comportamento das crianças de Brusque e, como sempre, roubaram a cena.
Casa do Papai Noel
Fechando o desfile, o Papai e a Mamãe Noel desceram do carro e foram em direção à sua casa, montada na praça Barão de Schneeburg. Cercadas por muitas crianças, eles entraram no espaço ao lado do prefeito em exercício Ari Vequi, e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fabricio Zen.
O público aguardava ansioso o momento de conhecer a casa do bom velhinho e poder chegar perto do Papai e da Mamãe Noel.
Moradora do bairro Limeira, Camila Aparecida Dias, 27 anos, levou a mãe, a sobrinha e a filha para ver o desfile e acompanhar a abertura da Casa do Papai Noel. “Acho muito legal essa época de Natal e para as crianças é melhor ainda. A casa está muito bonita, também gostamos muito do desfile”, diz.
A casa do Papai Noel vai funcionar todos os dias, até o dia 24 de dezembro. O horário de visitação é de domingo a sexta, entre 16h e 22h; e nos sábados das 16h às 23h, com entrada gratuita.
Parceria com a CDL
O desfile de Natal e a Casa do Papai Noel são resultado da parceria entre a Prefeitura de Brusque e a CDL.
O presidente da entidade, Fabricio Zen, destacou o trabalho em conjunto feito entre os empresários e o poder público. “A cada ano queremos melhorar a programação de Natal em Brusque e tenho certeza que 2018 será brilhante”, diz.
A diretora da CDL, Eni Beuting, lembrou que este é o segundo ano da Casa do Papai Noel em parceria com a prefeitura e que a estrutura possibilita o fortalecimento do comércio local neste período. “Estamos resgatando o que se perdeu. Natal é família e família forte é comércio forte”.
Ari Vequi, lembrou do significado do Natal e desejou boas festas para todos os brusquenses. “O Natal é um dos momentos mais importantes por tudo que simboliza, o momento em que Brusque e o mundo todo homenageiam a vinda do criador, uma oportunidade de reunirmos a família e a comunidade e refletirmos em prol de uma sociedade melhor”.