Desfile de Natal reúne 5 mil pesssoas na avenida Cônsul Carlos Renaux
A ação abriu a programação do Cidade Natal 2014
Pelo sexto ano, Frederico Belli, o Fredy, 31 anos, teve a missão de dar vida ao Papai Noel no desfile de Natal realizado pela prefeitura de Brusque, na noite de ontem, na avenida Cônsul Carlos Renaux. Ele ocupou o trono de um dos carros alegóricos da Secretaria de Turismo, e encantou adultos e crianças em todo o percurso acompanhado pela Mamãe Noel e os cinco duendes da família Papai Noel.
Para ele, a emoção de fazer parte do desfile é indescritível. “É gratificante ver não só o sorriso das crianças, com a sua fantasia de materializando, mas principalmente os adultos que trabalham o ano inteiro, e voltam a ser crianças na hora do desfile. Daqui de cima é possível ver a emoção de cada adulto, projetando o sonho de infância na avenida”, diz.
>> Assista ao vídeo do desfile
Mais de 20 grupos entraram no clima do Natal, encarnaram os personagens da tradição e foram para a avenida. O grupo “Amigos do Noel” foi um dos mais animados. Durante um mês, os 10 amigos prepararam o carro que colocaram na avenida representando a casa do Papai Noel. “Trabalhamos na confecção da casa depois do trabalho, e cada um preparou a sua fantasia natalina”, diz o duende Fábio Carminati.
Ao todo, o carro custou aproximadamente R$ 3 mil, pagos com a colaboração de todos os integrantes do grupo. “Nós gostamos mesmo de desfilar, espalhar a alegria do Natal. Planejamos cada detalhe do carro, desde as ferragens, até a pintura final”.
Além do desfile de Natal de Brusque, o grupo também alegrará as ruas do município durante todo o período natalino. “Circulamos nas ruas até o dia 24 de dezembro, cada vez em um bairro diferente. Gostamos de ver esse espírito natalino. É muito emocionante”, diz.
O papai noel do grupo, Marciano Dietrich, 37 anos, destaca a alegria das crianças como o principal motivo para participar do grupo. “O sorriso das crianças é a melhor parte. No mundo de hoje, vendo toda essa emoção, inocência, percebemos que nem tudo está perdido. É muito bom fazer parte disso”, diz.
Os Pelznickel – papai noel do mato – fecharam o desfile e amedrontaram crianças e adultos na avenida. O grupo de Guabiruba roubou a cena e fez muitas pessoas voltarem à infância. “É muito assustador. Dá muito medo, mesmo”, diz a vendedora Rosângela Passos.
De acordo com estimativas da Polícia Militar, mais de cinco mil pessoas foram até a avenida Cônsul Carlos Renaux para assistir ao desfile que abriu a programação do Cidade Natal 2014. O prefeito Paulo Eccel agradeceu a presença do público e destacou o trabalho da equipe que organizou o desfile. “Obrigado a cada um que tomou a decisão de vir até a avenida para acompanhar o desfile de Natal. Quero agradecer também a todos que trabalharam na organização do desfile. A programação de Natal está apenas começando”, diz.
O secretário de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, ressalta o sucesso do evento. “Levamos o encanto do Natal para a avenida, foi um evento lindo”.