X
X

Buscar

Designer desenvolve novo rosto de Santa Paulina

Celebração no santuário receberá o busto 3D da religiosa com sua nova face

No próximo domingo, 20, os devotos de Santa Paulina conhecerão o novo rosto da santa, em celebração que será realizada no santuário, em Nova Trento, às 9h45.

O principal destino de peregrinação de Santa Catarina receberá o busto em 3D com a nova imagem de Santa Paulina que foi desenvolvido pelo designer, o catarinense Cícero Moraes, da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), acompanhado pelo advogado e hagiólogo, José Luís Araújo Lira, e as I3D, irmãs Roseli Amorim (Coordenadora Geral) e Terezinha da Silva (Conselheira Geral).

O trabalho realizado em tecnologia 3D é considerado o mais realista já feito da religiosa, que é a primeira Santa do Brasil a ter a face reconstituída com a tecnologia tridimensional do design. A equipe de Moraes foi responsável também pelas reconstituições de Santa Maria Madalena e Santo Antônio de Pádua.

“O projeto começou quando percebemos que, entre os oito santos e beatos que a gente tinha reconstruído, não havia nenhum brasileiro. Nós procuramos, então, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que nos receberam muito bem e permitiram o trabalho”, explica o designer.

Com a permissão da Congregação, a equipe iniciou o trabalho de fotografia do crânio de Santa Paulina. “Tiramos mais ou menos 120 fotos do crânio e da mandíbula. Temos um programa de computador onde jogamos essas fotos e ele digitaliza a partir de imagens e objetos 3D e, a partir desse crânio digitalizado, nós reconstruímos a face dela, com uma reconstrução parcialmente anatômica e parcialmente estatística. Reconstruímos alguns músculos e colocamos a pele por cima”.

Irmã Roseli Amorim, coordenadora geral da congregação fundada por Santa Paulina, apresentou às irmãs mais idosas da congregação, o trabalho realizado por Moraes e sua equipe. Algumas irmãs, que inclusive tiveram a oportunidade de conhecer Santa Paulina no fim de sua vida, ficaram extremamente emocionadas com a perfeição.

No computador, o designer conseguiu redefinir o rosto da primeira santa brasileira / Foto: Divulgação

A apresentação da reconstrução da face de Santa Paulina dará início às comemorações que devem marcar o aniversário de 150 anos do nascimento de Amábile Lúcia Visintainer, Santa Paulina, no próximo dia 16 de dezembro.

Para Irmã Roseli, as comemorações são motivos de grande alegria. “Celebrar os 150 anos do nascimento de Santa Paulina é dar graças a Deus pelo dom da vida e a missão realizada pela nossa Fundadora, a Primeira Santa do Brasil”.

O sorriso de Santa Paulina

A nova face de Santa Paulina já foi apresentada no domingo, 13, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, em São Paulo, e também em Trento, capital de Trentino, na Itália, região onde está localizada Vígolo Vattaro, cidade onde a religiosa nasceu.

A escultura tridimensional apresentada mostra Santa Paulina com uma imagem mais amável, esboçando um sorriso, diferente do semblante sério que todos conhecem.

“Já existem imagens da Madre Paulina, mas eu imagina que essas imagens eram fotos, mas quando me aproximei das originais, no memorial, eu percebi que eram pinturas, espécie de arte que os imigrantes italianos faziam, e isso acaba ocultando alguns detalhes do rosto”, diz.

Segundo Moraes, a imagem da religiosa com um sorriso foi um pedido das Irmãzinhas da Congregação. “As Irmãs solicitaram que colocássemos um sorriso na face da Madre para ter um aspecto mais amável, ela estava muito sisuda, séria, e algumas irmãs que conviveram com ela, falaram que ela era séria, mas não triste, e o que elas queriam é que passasse esse semblante real da religiosa”, conta.

O busto em 3D que será apresentado em Nova Trento ainda está em fase de finalização. O designer está em Santos, no litoral de São Paulo, no Museu de Arte Sacra, para poder concluir a escultura, que receberá a pintura final da artista Mari Bueno.

“O busto é impresso em branco. Para finalizar o processo nós entramos em contato com uma artista que, por coincidência, passa todo o fim de ano em Nova Trento. A partir do momento que ela pinta a impressão 3D, ela transforma em uma obra única. Então, mesmo sendo um trabalho predominantemente digital, o resultado final tem uma peculiaridade que é a pintura feita por um artista que torna a obra única”.

Para Moraes, a obra tridimensional não deve substituir a imagem que as pessoas têm da religiosa. “Essa questão da fé é de cada pessoa. Elas não alteram a visão que têm do santo, mas é bom fazer esse trabalho para cientificamente ter um parâmetro, saber como era a pessoa. No fundo, a parte religiosa não muda em nada”.
O busto em 3D ficará em Nova Trento e outra peça ficará em São Paulo. O designer já providencia a impressão de um novo busto para ser enviado a Vígolo Vattaro.

 

  • Confira o busto de Santa Paulina em 3D:

 

St ALV
by cogitas3d
on Sketchfab