X
X

Buscar

Ponte pênsil que caiu em 2020 e causou morte de homem no Limoeiro permanece sem conserto

Governo pediu recursos federais para construir nova ponte, mas pedido não foi aceito

Há 10 meses danificada, a ponte pênsil do bairro Limoeiro ainda não foi consertada. Além disso, a Prefeitura de Brusque ainda não anunciou o início das obras de uma ponte de concreto no local. Na semana passada, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, falou sobre essa situação no programa O Município Ao Vivo.

Segundo Vequi, foi feito um pedido de recursos para a construção de uma ponte de concreto ao governo federal. Contudo, o pedido foi negado. “A Defesa Civil nacional não vai repassar esse recurso de R$ 4 milhões”, diz.

Então, agora, o poder público pensa em colocar o projeto de uma ponte de concreto em um plano futuro. “Nós devemos incluir [uma ponte] na proximidade, não sei se será no mesmo local, porque quem está decidindo isso é a equipe de engenharia. Nós devemos apresentar uma proposta de uma ligação, um anel viário, que ligaria a rodovia Ivo Silveira a rodovia Antônio Heil. E essa ponte será feita nas imediações”, afirma.

A ponte foi destruída na passagem de um ciclone em Brusque, no fim de junho de 2020. Os fortes ventos danificaram estrutura, que cedeu e causou a morte do jovem Alacir Fusinato Júnior, de 28 anos. Ele trafegava com uma motocicleta no local na hora do temporal. Júnior era morador do bairro Bateas e trabalhava em uma estamparia no Limeira.

Após o ciclone, os moradores fizeram um abaixo-assinado que solicitava a construção de uma ponte de concreto no local.

“Recebi muito apelo para que não voltasse a ser construída uma ponte nos mesmos moldes que estava lá. Inclusive esse abaixo-assinado, marcou muito na comunidade o óbito ter acontecido lá. Então, a ideia nossa, desde o início do governo, é construir uma nova ponte ali”, comenta.

Ciclone e recursos

Em julho de 2020, o secretário de Obras de Brusque, Ricardo de Souza, já informou sobre o projeto para construção de uma ponte de concreto.  Também, naquele mês, o então vice-prefeito Ari Vequi, atual prefeito, destacou que a prefeitura não possuía recursos próprios para construir uma nova ponte. Sendo que o conserto da ponte pênsil não estava definido.

De acordo com o prefeito, a comunidade pede para que o poder público retire os restos da ponte antiga.

“Nós estamos tocando a obra da Beira Rio margem direita e vamos sair exatamente na cabeceira desta ponte. Aí eu acredito que vamos retirar essa cabeceira, para fazer o acesso a Beira Rio e nós vamos, aí, no melhor local e possibilidade, nós vamos ter que buscar recurso, neste momento de pandemia não temos recursos, para fazer sim ali na região uma ponte de concreto”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube