Devido ao coronavírus, paróquia São Luís Gonzaga cancela festa do padroeiro
Evento aconteceria entre os dias 18 e 21 de junho
Evento aconteceria entre os dias 18 e 21 de junho
A Paróquia São Luís Gonzaga emitiu na tarde desta quarta-feira, 15, um comunicado no qual informa o cancelamento da tradicional festa do padroeiro, que aconteceria entre os dias 18 e 21 de junho.
O documento, assinado pelo pároco, padre Diomar Romaniv, também traz recomendações às lideranças das comunidades que têm eventos programados para os próximos meses.
“Estamos vivendo um tempo extraordinário diante da pandemia do novo coronavírus a ponto de termos que fechar as igrejas, não realizar celebrações públicas, parar todas as atividades pastorais, adiar uma série de eventos e celebrações sacramentais. Também estão sendo canceladas as festas dos padroeiros das comunidades. O mesmo faremos com a festa de São Luís Gonzaga. Cancelamos todas as festividades externas, mas esperamos realizar uma missa festiva no dia 21 de junho, cheio de alegria e espiritualidade”, esclarece padre Diomar.
Segundo ele, as festas em honra ao padroeiro são momentos de oração, fraternidade e confraternização entre os membros da comunidade, bem como de acolhida aos visitantes. Além disso, apenas o dízimo, ofertas e doações dos fiéis não são suficientes para manter as ações pastorais, os bens patrimoniais e as atividades administrativas da comunidade. Por isso, as festas também se configuram como importantes fontes de recursos destes serviços.
O padre diz que as comunidades que têm festas agendadas no segundo semestre do ano podem esperar as próximas semanas para tomarem uma definição, mas pede para que levem em consideração a insegurança quanto ao fim do isolamento social e a dificuldade em articular os diversos grupos que organizam a festa.
“Também estamos cientes da dificuldade que todos enfrentam e entendemos que não é tempo de pedir ajuda financeira ou donativos de qualquer espécie. As famílias também não devem ser motivadas a usar seus recursos financeiros com as festas”, ressalta o pároco.