Dezessete detentos de Santa Catarina são aprovados no vestibular da UFSC
Matrícula depende do regime de cada um e de análise da Justiça
Matrícula depende do regime de cada um e de análise da Justiça
Em Santa Catarina, 17 detentos foram aprovados no vestibular da UFSC. Do total, 11 são reeducandos da Penitenciária da capital e outros seis do Presídio Masculino, unidades localizadas no Complexo da Agronômica, em Florianópolis.
Eles foram aprovados para os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Serviço Social, Educação Física, Arquivologia, Química, Ciências Econômicas, Agronomia, Filosofia e Farmácia.
Segundo a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), o setor penal da unidade se reúne com a família para reunir toda a documentação necessária para a realização das matrículas.
A própria unidade prisional ou o advogado fazem a solicitação para que o detento possa sair da unidade e frequentar a universidade, mas isto depende também do regime de prisão de cada um.
Os detentos só podem realizar o curso se já estiverem em regime aberto ou semiaberto. Cada situação passa por análise da Justiça, que raramente concede a saíde para quem está no regime fechado ou provisório. A Universidade também analisa os casos individualmente.