Dia D Ecoponto recolhe mais de 1,7 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico em Brusque

Ação de sustentabilidade aconteceu no estacionamento do Sesc

Dia D Ecoponto recolhe mais de 1,7 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico em Brusque

Ação de sustentabilidade aconteceu no estacionamento do Sesc

A segunda edição do Dia D Ecoponto deste ano, realizada nesta quinta-feira, 28, no estacionamento do Sesc, recolheu 1,7 tonelada de pilhas, baterias e lixo eletrônico. A ação é promovida pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), em parceria com a Fundema, Samae, e Sesc.

Durante todo o dia, foi possível fazer o descarte de diversos materiais que não podem ser depositados no lixo comum. Além das pilhas e lixo eletrônico, foram recolhidas 1.224 lâmpadas, cinco pneus e 113 esponjas.

“Esta é uma ação relevante para o município, porque possibilita essa ponte de logística reversa para os resíduos eletrônicos, pilhas e pneus, contribuindo para que esse tipo de resíduo não vá para os nossos rios e terrenos baldios e aumente a vida útil dos aterros”, destaca Viviane Michele Lemes, do setor de educação ambiental da Fundema.

Além de promover o descarte correto dos resíduos, o Dia D Ecoponto também é uma forma de contribuir com educação ambiental. “As crianças do Sesc passaram por aqui, aprenderam um pouco sobre cada resíduo, sobre o tempo de decomposição, o que acaba impactando em vários objetivos de desenvolvimento sustentável”, diz.

Divulgação

Integrante do Núcleo de Gestão Ambiental, Valentim Odisi destaca a aceitação da população no Dia D Ecoponto.

“A iniciativa cresceu bastante, o movimento de pessoas procurando fazer o descarte é maior de um evento para o outro. As pessoas já estão criando consciência sobre a importância de dar o destino correto para o lixo eletrônico, lâmpadas e pilhas”.

André Kohler Klabunde também integra o Núcleo de Gestão Ambiental e participou pela primeira vez do Dia D Ecoponto.

“Essa é uma ação muito importante realizada pelo nosso Núcleo. Dá para perceber que as pessoas estão guardando seus resíduos e esperando esses momentos para fazer o descarte correto”.

Divulgação

Eu ajudo na lata

Além dos resíduos, o Dia D Ecoponto também recolheu lacres de latinhas e tampinhas de garrafa para a campanha “Eu ajudo na lata”, que tem como objetivo recolher esses materiais para vender e transformar o valor arrecadado em cadeiras de rodas adaptadas para doação.

A campanha é uma parceria entre a Acibr e a Unimed. “Foi uma surpresa muito boa. Arrecadamos um número muito bom de tampinhas e lacres de latinhas. Além da função ambiental estamos também cumprindo uma função social”, destaca Viviane.

Veja os números do Dia D Ecoponto:

  • Lâmpadas: 1.224
  • Pneus: 5
  • Esponjas: 113
  • Pilhas e baterias: 235,50 kg
  • Lixo eletrônico: 1.558,10 kg
  • Lacre: 4.200kg
  • Tampinhas pets: 27.400kg

Leia também:

1. Biergartenplatz, Semana Farroupilha e Corra por Elas: confira seis coisas para fazer em Brusque e região neste fim de semana
2. Jovem de 19 anos morre após acidente com carreta na BR-101, em Joinville
3. EXCLUSIVO – Levantamento mostra quais ruas, avenidas e rodovias de Brusque mais registraram acidentes em 2023
4. Motorista fica ferido após carro bater em poste na rodovia Antônio Heil, em Brusque
5. Acidente que ocasionou batida em poste na Antônio Heil envolveu três veículos; entenda


Assista agora mesmo!

Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo