X
X

Buscar

Dia D do Feirão do Imposto terá várias ações em Brusque

Posto venderá gasolina a R$ 2,69 e panificadoras terão pães mais baratos

O Feirão do Imposto 2018 segue conscientização a população de Brusque e região sobre a alta carga tributária dos produtos e serviços brasileiros.

Uma das ações é a venda da gasolina sem tributação, no sábado, 19, no Posto Havan, a partir das 9h. Também participam os postos Havan de Barra Velha, Posto Havan Palhoça e Posto Havan Araranguá.

Devido à expectativa de grande procura dos motoristas, o abastecimento pelo valor especial (a R$ 2,69 o litro) será limitado a 5 mil litros por posto e 15 por veículo.

No Dia D estão previstas, ainda, outras mobilizações com o mesmo objetivo: trazer informação ao cidadão. Entre elas a exposição de um veículo içado na Concessionária Uvel – mostrando o preço de um GM Onix com e sem a carga tributária.

O aplicativo Impostômetro, criado pela empresa brusquense Webtouch, por sua vez, transmitirá em tempo real nos telões de LED espalhados pela cidade, a arrecadação tributária do governo federal, estadual e municipal.

Além disso, nas padarias nucleadas da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), a ação de conscientização consistirá na comercialização do famoso pão francês sem impostos, no sábado, 19. Veja os estabelecimentos participantes no box.

Panificadoras participantes
Cafeteria e Panificadora Limoeiro
Panificadora Danine
Panificadora Moriá
Carolina Josefina Boutique de Pães e Doces
Padaria e Confeitaria Guabiruba
Panificadora e Confeitaria Sodepan
Panificadora e Confeitaria Panissa
Panificadora Ristow
Panificadora Zen
Sassipan Panificadora e Confeitaria
Sol Panificadora e Confeitaria
Theichmann Pães e Doces

Semana de ações
Na quarta-feira, 16, como parte da atividades do Feirão, uma loja fictícia foi montada no Shopping Gracher com o objetivo de mostrar os preços dos produtos com e sem os tributos neles adicionados.

A ação, promovida pela Associação Empresarial de Brusque (Acibr), em parceria com o Observatório Social de Brusque (OSBr), ocorre até o sábado, 19, Dia D do Feirão.

Nesta quarta e quinta-feira, o OSBr também esteve presente no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Na sexta, é a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Nas duas instituições de ensino, serão ministradas palestras para mais de cem alunos sobre o tema.

Alta carga tributária
Em Brusque, o Feirão do Imposto 2018 é organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (Acib Jovem), com o apoio do Conselho Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) e do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc).

“No ranking das maiores 30 cargas tributárias do mundo, o Brasil é o último no retorno desses recursos para o cidadão. Além de tudo, esse valor não volta pra gente. Nossa luta é para que haja menos discursos e mais eficiência no uso dos impostos”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acibr, Daiane Rossano.

O coordenador do Feirão, Jackson Mensor, atenta para outro dado alarmante na questão tributária brasileira: são precisos 150 dias de trabalho no ano apenas para pagar os impostos existentes no país. “Uma pessoa que vive, em média 72 anos, irá trabalhar 32 anos da vida apenas para isso. A falta de planejamento, a burocracia e a corrupção representam obras e serviços públicos mais caros, com mais atrasos e de péssima qualidade”, finaliza.