Dia da árvore é comemorado com trilha ecológica
Em busca de conscientização, a Fundema realizou a primeira trilha ecológica na Chácara Edith em parceria com uma empresa
Em busca de conscientização, a Fundema realizou a primeira trilha ecológica na Chácara Edith em parceria com uma empresa
Dentro das comemorações ao Dia da Árvore – celebrado neste domingo, 21 – a Fundação do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) levou 21 pessoas, entre funcionários da empresa Zen e seus familiares, para a realização da oficina “O dia a dia na trilha”. Voltada para a relação do homem com a natureza, a atividade ocorreu na tarde de sexta-feira, 19, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith, e contou com palestra, trilha ecológica, contação de história e plantio de árvore.
A oficina começou às 14h com uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em seguida, o grupo iniciou a trilha ecológica. Responsáveis por coordenar o grupo, as biólogas da Fudema, Pâmela Felipin e Marília Cercal, falaram a respeito das características das árvores e das flores ao longo do trajeto. Foi a primeira vez que a Fundação realizou a atividade em parceria com uma empresa.
“Nós estamos acostumadas a levar essas informações às crianças. Educação ambiental com adultos é um desafio.
Porque eles estão acostumados a agirem de determinada forma em relação ao meio ambiente. Eles já tem uma longa estrada de vida que os ensinou a agir. Resgatar esse contato com a natureza é fundamental. É uma espécie de mudança de valores”, explica Pâmela.
O operador de máquinas da Zen, Israel Imhof levou a esposa e o filho de nove anos para participarem da oficina. A família costuma viajar para lugares em que a natureza é atração principal, por isso a trilha não foi novidade. Contudo, Israel aprovou as três horas em que eles puderam interagir com o meio ambiente.
“É muito importante essa iniciativa da empresa, porque aqui podemos ver o impacto que causamos na natureza. Temos de economizar material e não podemos deixar vazar óleo para que ele não acabe atingindo o lençol freático. A natureza é linda. Tudo que preservamos agora, repercutirá no futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos”, afirma.
A opinião do operador de máquinas é compartilhada pelo técnico em segurança do trabalho, Roni Antonio Sales. Ele também convidou a esposa e a filha de 11 anos para a atividade. “A minha filha adora natureza, então quando abriu a lista de vagas, eu logo pensei nela e me inscrevi. O contato com a natureza nos mostra o quão importante é a preservação. A natureza nos move, se não fosse por ela, nós não existiríamos. Aqui vejo que é fundamental jogarmos o lixo no lixo e não poluirmos o meio ambiente”.
Durante a trilha, os participantes foram surpreendidos com a aparição do ator Emiliano de Souza. Ele tocou e cantou algumas músicas e contou a história “Árvore Generosa”. Escrito em 1964, o clássico de Shel Silverstein mostra lições da consciência ecológica através de diálogos entre uma árvore e um menino e mostrou tanto a generosidade da natureza quanto a ganância do homem. “A natureza não para de dar coisas boas para a gente, temos de cuidá-la”, diz Emiliano.
Após a história, o grupo retornou ao ponto de partida e plantou uma muda de Paineira, árvore nativa da mata atlântica. Responsável por organizar a lista dos inscritos, Gisele Rodrigues de Souza, analista de gestão ambiental da Zen, acredita que a trilha, a contação de história e o plantio da árvore são meios de mostrar aos funcionários o impacto que os seres humanos causam à terra. “Essa atividade também é importante para cada vez mais melhorarmos o desempenho ambiental da organização”, afirma.