Dia da Família na Escola é utilizado para conscientização online sobre saúde durante o isolamento
Iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação reforça junto aos alunos e seus familiares dicas para enfrentar a pandemia do coronavírus
Iniciativa do Movimento Santa Catarina pela Educação reforça junto aos alunos e seus familiares dicas para enfrentar a pandemia do coronavírus
As atividades do Dia da Família na Escola, neste ano, foram em casa, atendendo a orientação dos órgãos de saúde para enfrentar a pandemia provocada pelo coronavírus. A data, que seria celebrada em 24 em abril, conta com uma ação digital até o final do mês que é realizada pela Federação das Indústrias (Fiesc), Secretaria de Estado da Educação, Undime/SC e federações do comércio (Fecomércio), do transporte (Fetrancesc) e da agricultura (Faesc), entidades que integram o Movimento Santa Catarina pela Educação.
A campanha terá como tema “Educação em Saúde” e traz dicas para encarar o isolamento social. As famílias devem construir uma rotina diária para cumprir as atividades escolares propostas e incluir outras que aliviem o estresse; continuar se informando, por meio de fontes confiáveis, manter bons hábitos alimentares e cuidar da saúde.
“A proposta sempre foi a de fortalecer o vínculo entre família e escola, o que se torna ainda mais desafiador com a crise que estamos enfrentando. Por isso, a campanha deste ano traz dicas simples, mas importantes para a saúde física e mental das famílias”, comenta o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.
Carina Gottardi Imhof, acompanha diariamente a filha Luiza Valentina em atividades propostas pela escola. Segundo ela, pais e filhos estão se conectando de uma forma diferente e acompanhando a educação dos filhos na escola, através de um novo modelo, de uma forma mais ativa nesse processo de aprendizado.
“Cuidar da saúde dos nossos filhos têm sido essencial neste momento e como a tecnologia tem auxiliado nesse processo. As crianças continuam conectadas com a escola e as famílias, a gente está se conhecendo mais também pela interação que estamos fazendo por meio da tecnologia. Isso é muito gratificante”, disse.
Os pais do Pedro Henrique Quaiato, que estuda no 7º ano, também estão mais próximos e acompanhando mais de perto a educação do filho. “As aulas estão proveitosas, estamos ajudando o Pedro e agradecemos pelo carinho, pelos jogos que estão enviando e podem contar com a gente sempre”, disse mãe dele, a Ana Cristina Flores Quaiato.
O conteúdo digital foi enviado às famílias dos alunos por meio dos canais das instituições participantes do Movimento SC pela Educação.
“Cuidar da saúde num momento como este é essencial e nossa comunidade escolar está conectada, usufruindo de toda a tecnologia educacional que dispomos para otimizar o ensino. Por isso, a campanha digital deve reforçar nossa mensagem para que os estudantes e suas famílias mantenham uma rotina saudável”, afirma o diretor de educação e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira.
O gerente executivo do Sesi Senai no Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen, completa dizendo que, “é um momento novo, um momento diferente, mas nós podemos perceber que os pais estão acompanhando muito de perto seus filhos, está sendo um aprendizado em todos os sentidos e estamos percebendo que o resultado é positivo”.
Na rede Sesi Senai, mais de 54 mil alunos e seus familiares receberão as orientações.