Dia da Família na Escola promove integração entre pais, alunos e professores
Evento reuniu mais de mil famílias no Sesi Escola
Evento reuniu mais de mil famílias no Sesi Escola
A manhã deste sábado, 6, foi de alegria no Sesi Escola do Jardim Maluche. A quarta edição do Dia da Família na Escola reuniu mais de mil famílias.
O evento também aconteceu em escolas estaduais e na escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No Senai, as ações foram realizadas na sexta-feira, 5, na parte da noite, com oficinas divididas por áreas do conhecimento.
Na região, os municípios de Guabiruba, Botuverá, São João Batista e Nova Trento também realizaram o Dia da Família na Escola.
Integração
O evento promove brincadeiras, contação de histórias, show de talentos, jogos, pintura, produção de slime, entre outras atividades que possibilitam a integração entre pais, alunos e professores.
Janete Ouriques e o marido, Edson Carlos Ouriques, foram participar do evento com o filho, Carlos Eduardo Ouriques. Para eles, a particiãpaço da família é fundamental na educação do filho. “A gente tem que estar junto e participar”, diz Janete.
Edson fala que é bom ter um momento com a família na escola, o que nem sempre é possível no dia a dia por conta da rotina corrida. “É um ganho que a gente tem para integrar a família”, afirma.
Carlos Eduardo estava contente realizando uma atividade com os pais. “Eu acho muito legal”, diz.
A coordenadora de educação do Sesi e do Senai, Sandra Margarete Ferreira de Freitas, conta que o evento teve um recorde participação dos pais.
Ela reforça a importância de a família estar presente na educação das crianças. “Dá para perceber as crianças mostrando o que fizeram para os pais. O pai olhar para a criança e ver o que ela está fazendo é muito importante”, ressalta.
A alegria estava estampada no rosto de crianças, jovens e adultos. Como Sesi tem a Educação para Jovens e Adultos (EJA), os alunos também participaram.
Cleinara Sodre de Assis, 20 anos, conta que a mãe foi até o local para prestigiar a filha. “Ela ficou bem orgulhosa de mim, eu mostrei o meu robô e ela disse parabéns. É uma sensação de dever cumprido”.
Sala Sensorial
A novidade desta edição é a sala sensorial, com atividades voltadas para autistas. “É um trabalho para sensibilizar pela causa e também promover o conhecimento porque às vezes as pessoas não conhecem o que é o autismo”, explica Sandra.
Guédria Motta, mãe do Davi, diagnosticado com espectro autista, participou do evento como família e também como voluntária. “Eu acho que tudo começa na família. Esse dia é incrível. E também é bom estar hoje me voluntariando para ensinar outras famílias sobre a diversidade”, relata.
Uma das atividades da sala sensorial era um óculos 3D. Por meio dele, a criança entrava em uma realidade virtual, “mas numa plataforma que desequilibra, tem um som alto, uma iluminação. Elas vivenciando essa experiência podem fazer uma conexão com o amigo, com o autismo”, explica Guédria.