Dia da Independência é celebrado com homenagens em Guabiruba

Escolas do município realizaram atividades na quarta-feira, 6

Dia da Independência é celebrado com homenagens em Guabiruba

Escolas do município realizaram atividades na quarta-feira, 6

As escolas de Guabiruba comemoraram a Independência do Brasil, com diferentes homenagens durante toda a quarta-feira, 6. Reunidos por bairros, os estudantes participaram das atividades com autoridades municipais e comunidade escolar.

Uma das cenas mais marcantes da história da independência – Dom Pedro gritando Independência ou Morte, nas proximidades do rio Ipiranga, em São Paulo, após receber uma carta em que a corte portuguesa exigia obediência e o seu retorno imediato a Portugal – foi encenado pelos estudantes. Além do teatro, as homenagens foram compostas por apresentação musical, textual e pelos tradicionais desfiles.

O professor de História e integrante da Secretaria de Educação de Guabiruba, Kelwyn Pfleger, explica que comemorar a data é enaltecer o civismo e a pátria. “As homenagens são uma forma de resgatar os valores dos símbolos pátrios, de formar cidadãos atentos aos princípios da pátria e, mesmo sendo apenas um dia, comemorar o fato de termos construído ao longo dos 195 anos essa nação”, pontua.

O historiador destaca que antes de 7 de setembro de 1822, o Brasil era estritamente ligado a Portugal no que diz respeito à gestão administrativa e que a independência não foi um processo simples, tranquilo. Trouxe muitos problemas e até prejuízos, como indenizar Portugal pela liberdade.

“Para os portugueses não foi nada bom esse processo, mas para os brasileiros foi ótimo, pois construímos a identidade brasileira. A gente passa a se reconhecer como brasileiro. Passamos a ter nossa própria administração, nosso próprio comércio, sem sofrer interferências de Portugal sobre as nossas ações”, contextualiza.

A comemoração do momento histórico em Guabiruba ocorreu nos bairros Guabiruba Sul
(Escolas: Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein; Reunida Municipal Vadislau Schmitt e Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti), Centro (Escolas Básica Municipal Professor Arthur Wippel; Básica Professor João Boos e Municipal Paulo Schmidt), Lageado Baixo (Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner e Reunida Cesário Regis), Aymoré (Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt e Municipal Edeltrudes Wippel Heil) e São Pedro (Escolas Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli e Reunida Municipal João Jensen).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio