Dia dos Pais: em oficina de Brusque, pai trabalha lado a lado com os três filhos
Desde cedo, filhos seguiram os passos do pai e adotaram a profissão
O resultado não poderia ser outro. Hoje, os três tocam a Tecnauto Centro Automotivo, na rua Azambuja, para o orgulho do pai.
“Eles foram crescendo e entrando na oficina, com 12, 13 anos pra ajudar. Foram aprendendo, gostando e hoje são excelentes profissionais.. Mostrei o caminho, dei a vara e o anzol”, diz Albertino.
Pai e os três filhos trabalham lado a lado e, diariamente, compartilham conhecimento e experiências. “Eu aprendo muito com eles. Hoje o trabalho exige muita tecnologia, tem que se aprimorar constantemente e eles fazem isso. Sempre procuram melhorar e aprender coisas novas. Eu aprendo junto”, afirma.
Por um tempo, Albertino até ficou longe da oficina para se dedicar à estrada. A oficina foi fechada e cada filho foi para um lado. Seis anos depois, eles decidiram que era hora de voltar com a empresa e fizeram questão de chamar o pai.
“A gente sempre precisa dele para alguma coisa. Tem horas que a experiência conta muito e experiência é o que não falta para ele”, destaca Thiago.
Para Albertino, poder conviver todos os dias com os filhos no trabalho e em harmonia é o maior presente. “É muito difícil o pai e os irmãos se entenderem dentro da mesma profissão, e nós conseguimos. Não tem briga, somos muito unidos. É inexplicável, me sinto muito satisfeito e realizado de ver eles fazendo o que eu faço com tanta dedicação”.
Para Thiago, o principal ensinamento que o pai passou para ele e os irmãos é a humildade e honestidade.
“Ele sempre nos ensinou a ter humildade para aprender e buscar novos conhecimentos e também sobre a responsabilidade da profissão de mecânico. Indiretamente, tratamos com vidas e qualquer erro poder ser fatal, por isso, ele sempre nos ensinou a trabalhar com honestidade e sempre dentro do que é correto”.
Albertino destaca que o caminho escolhido pelos filhos o faz extremamente realizado. “Ver eles prosperando, crescendo e continuando o que eu comecei não tem preço. Me sinto muito feliz e orgulhoso”.
Exemplo na velocidade
Além da oficina, Albertino influenciou os filhos também no hobby. Durante anos, ele foi piloto em circuito de terra. Os filhos também são apaixonados por velocidade e envolvidos neste meio.
Thiago já foi campeão de gaiola cross na Fenajeep. “A paixão que temos por carros veio dele. Tanto na mecânica quanto nas corridas”, destaca Thiago.