X
X

Buscar

Dia dos Namorados é aposta do comércio para aquecer vendas em Brusque

Período de frio favorece venda de roupas e itens típicos do inverno

A proximidade do Dia dos Namorados, comemorado na terça-feira, 12, é considerada um dos momentos-chave para o comércio retomar os resultados positivos dos primeiros meses do ano. Impactados pela paralisação dos caminhoneiros, lojistas de diferentes setores de Brusque mantêm expectativa positiva. A chegada do frio deve contribuir com as vendas.

Se o movimento do comércio tivesse se mantido durante todo o mês de maio, a gerente da Hering de Brusque, Edi Wartha, acredita que teria sido possível superar as vendas de 2017.

Com a queda das temperaturas, presentes como jaquetas e blusas estão entre os mais procurados. De acordo com ela, a variedade de produtos e faixas de preço também colaboram com o movimento no período. “Neste momento dependemos muito do clima para as vendas. Esperamos um crescimento nos meses de junho e julho.”

Para estimular o movimento, ações como a criação de combos para facilitar a escolha do presente e permitir um preço mais reduzido também foram adotados. Para o Dia dos Namorados, a estratégia adotada na unidade extrapola o uso de artes alusivas à data em vitrines e interior da loja. Os presentes são acompanhados de um cartão com mensagens e um chaveiro da franquia.

Entre mais de 1,5 mil itens
Há 15 anos, Márcio e Milla Barnei, mantém a loja Ocasião, voltada a presentes. O período do Dia dos Namorados colabora com um aumento do movimento em busca do presente ideal. Com a chegada do frio, pantufas, chales e polainas recebem atenção especial dos clientes, entre os mais de 1,5 mil produtos.

De acordo com Márcio, com as instabilidades econômicas dos últimos anos, os consumidores têm optado por presentes de valores menores. Apesar da mudança de perfil, acredita que o comércio deve focar em ofertar produtos com um nível de qualidade mais alto, como forma de atrair novos clientes.

Para Milla, priorizar a venda de produtos licenciados e nacionais são uma forma de oferecer itens que tragam satisfação aos consumidores. “O presente tem muito sentimento envolvido, as pessoas querem presentear com algo que tenha durabilidade e qualidade”.

De acordo com Márcio, diferente do ano passado, a movimentação no comércio tem sido incentivada pelo frio. Parte do estoque feito no último ano ainda está disponível. Isso, atrelado à paralisação nacional, fez com que muitos optassem por apostar no material já adquirido.

Recuperação

Mauro Leardini, da Lari Cosméticos, acredita que o momento é de reação do comércio. De acordo com ele, a paralisação trouxe instabilidade e insegurança para comércio, consumidores e fornecedores.

Para o Dia dos Namorados, ele aposta na criação de kits. “Tenho boas perspectivas para este ano, mas estamos nos recuperando. O comércio estava vivendo uma ascensão muito boa, mas esses 10 dias [greve dos caminhoneiros] abalaram as perspetivas para o ano todo”, resume.

Nas últimas duas semanas, segundo ele, não houve compras para abastecer as unidades. O motivo é que boa parte dos materiais comprados em maio só estão chegando para os lojistas agora. No caso do setor que atua, o frio não costuma trazer bom desempenho, mas itens ligados à maquiagem tem um aumento na procura.

CDL otimista
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Fabricio Zen, entre os produtos e serviços mais procurados para a data estão os artigos de vestuário, perfumes, acessórios, flores e o comércio gastronômico, com a reserva de restaurantes e bares.

Zen acredita que a data serve para trazer um fôlego ao varejo da cidade, depois de semanas tensas no país, com a paralisação dos caminhoneiros. “Penso que o Dia dos Namorados, aliado à época de pagamentos e ao tempo mais frio, deva aquecer as vendas de diversos setores. Existe uma expectativa de crescimento de vendas de 1 a 1,5%. É um número positivo, apesar de pequeno”, ressalta.

Sábado Fácil
Neste sábado, 9, a CDL realiza mais uma edição do Sábado Fácil. A programação inclui diversas atividades na praça Barão de Schneeburg, no Centro da cidade, a partir das 9 horas e término às 13 horas.

Já o comércio funcionará até as 17h, oportunizando um horário estendido aos clientes.

Atividades de Saúde:

  • Aferimento de pressão arterial
  • Teste de acuidade visual
  • Teste de glicose
  • Rede Feminina (orientações para as mulheres )
  • Corte de cabelo
  • Esmaltação

Atividades de lazer:

  • Jogos de mesa
  • Brinquedos educativos
  • Pintura facial

Atividades culturais:

  • Exposição de artesanatos
  • Apresentação dedança dos alunos do curso de Educação Física da Unifebe
  • Bandinha cultural circulando pelas ruas centrais

Outras atividades:

  • Presença da OAB cidadã com orientações para a comunidade