X
X

Buscar

EM PARCERIA

Dicas para dirigir corretamente um carro da categoria SUV

Dirigir um carro da categoria SUV, como por exemplo, um Renault Duster usado, pode lhe dar maior segurança ao volante por causa do tamanho, mas ao mesmo tempo, é um grande desafio para o motorista. Esse tipo de veículos tem equipamentos para poder rodar nos mais diversos tipos de solos, mas é necessário saber dirigir […]

Dirigir um carro da categoria SUV, como por exemplo, um Renault Duster usado, pode lhe dar maior segurança ao volante por causa do tamanho, mas ao mesmo tempo, é um grande desafio para o motorista. Esse tipo de veículos tem equipamentos para poder rodar nos mais diversos tipos de solos, mas é necessário saber dirigir corretamente essa categoria de veículos, que são muito seguros.

Embora há pessoas que preferem carros compactos para rodar pela cidade na rotina diária, há consumidores que gostam mais de veículos do tipo Renault Duster usado, para curtir o veículo das mais diversas formas, como escapadas nos fins de semana para outras regiões, passeios familiares, viagens de aventura.

Se você é uma dessas pessoas que gostam dos veículos da categoria SUV, como o Renault Duster automático, preste atenção às seguintes dicas, para poder dirigir corretamente este tipo de veículo, permanecendo sempre em segurança e aproveitado tudo o que esta categoria oferece de bom para o motorista e os demais passageiros.

 

De olho na calibragem dos pneus

Nos carros SUV a pressão dos pneus é muito importante devido ao tamanho e ao peso do carro. A calibragem correta é fundamental para evitar qualquer acidente. Por isso, utilize a pressão que o manual do carro indica, porque a pressão adequada lhe dará total segurança.

Nunca coloque a pressão que figura na parte lateral do pneu, porque esse número indica somente a pressão máxima suportada pelo pneu e não a adequada para rodar o carro.

A calibragem dos pneus deve ser feita ao menos uma vez por mês e quando há grandes mudanças de temperatura. Se o carro ficar um bom tempo parado, teste os pneus com um aparelho de medição na sua casa ou em um posto de gasolina. Compare o resultado com a pressão recomendada no manual. Se for menor, encha os pneus e se for mais alta, puxe a válvula para permitir a saída do ar em excesso.

 

Verifique ao redor do carro antes de sair dirigindo

Sendo um carro alto, é difícil poder ver se há animais, pessoas ou objetos ao redor do veículo quando você já está frente ao volante. Por isso, antes de subir ao carro, verifique que nada atrapalhe a sua saída do lugar.

 

Ajuste todos os espelhos

Já estando dentro do carro, verifique a visibilidade que você obtém no espelho retrovisor e nos espelhos laterais. Desse modo, você terá uma melhor visibilidade da parte traseira e de tudo o que acontece ao redor do veículo. Isso é necessário para poder dirigir um SUV com segurança.

Você deverá alinhar o espelho retrovisor diretamente com a janela traseira para poder obter a visão total do que acontece atrás do seu carro. Já os espelhos laterais você deverá colocar com uma ligeira angulação, para que eles permitam só ver uma pequena parte da lateral do veículo.

 

Muita atenção e nenhuma distração

Não tire os olhos do caminho. Dirigindo um carro SUV, como os carros Duster, é necessária uma atenção bem maior em relação aos outros tipos de carros: um carro de maior porte demora mais para frear! Portanto, jamais use o seu celular enquanto dirige, não beba nem coma estando ao volante.

 

Deixe sempre um espaço maior entre o seu carro e o veículo na sua frente

Como o peso de um carro da categoria SUV pesa mais do que um carro menor, precisa de mais espaço para poder frear. Por esse motivo é muito importante deixar mais espaço entre o seu carro e o da sua frene, porque diante de qualquer problema, você poderá frear sem bater.

A forma ideal para saber qual é a distância ideal, é a regra dos 3 segundos. Por exemplo: escolha um sinal de trânsito e preste atenção ao carro que está na sua frente. Quando ele passar pelo sinal, você deverá contar quantos segundos você leva para passar esse sinal. Três segundos como mínimo é o tempo entre o seu carro e o outro. No caso de estar dirigindo um veículo SUV, é aconselhável deixar mais de três segundos.

 

Evitar capotar

É necessário que você não fique movimentando muito o volante para os lados. Dirigindo um SUV, isso pode acabar provocando uma capotagem. Por isso, mantenha as suas mãos firmes no volante, acionando bem devagar os freios enquanto tiver que fazer manobras para evitar obstáculos na sua frente.