Diretor-geral de Saúde de Brusque conhece iniciativa de combate à Covid-19 em Manaus
Rodrigo Cesari é apresentado a modelo que teria dado bons resultados no combate da doença
Rodrigo Cesari é apresentado a modelo que teria dado bons resultados no combate da doença
O diretor-geral da Secretaria da Saúde de Brusque, Rodrigo Cesari, está em Manaus para conhecer uma iniciativa de combate à Covid-19.
Desde a madrugada desta terça-feira, 14, ele está na capital do estado de Amazonas, para conhecer um protocolo clínico adotado pela empresa Samel, uma clínica hospitalar particular que usa como procedimento a Ventilação Não Invasiva (VNI), através de uma cápsula denominada Vanessa.
Conforme explica o diretor-geral, cerca de 1,7 mil pacientes não precisaram ser entubados graças a esse protocolo de ventilação.
“Ontem já passamos o dia todo em reunião com o corpo clínico do hospital, médicos, fisioterapeutas, em que podemos conhecer todo o protocolo de ventilação não invasiva que ajudou muitos pacientes aqui em Manaus”, comenta.
Cesari destaca que a situação de Manaus tem melhorado significativamente após a adoção do protocolo. Nesta quarta, ele acompanhará todo o procedimento na UTI do hospital e também no hospital de campanha.
“Manaus chegou a internar cerca de 70 pacientes por dia, com esse protocolo o número passou para 15”, afirma.
“A ideia é conhecer todo esse processo nos leitos de UTI’s. Também faremos uma videochamada, com Doutor Eugênio, do Hospital Azambuja, para que ele possa acompanhar todo o procedimento na parte teórica desse tipo de tratamento”, finaliza Cesari, que retorna a Brusque nesta quinta-feira.