X
X

Buscar

Diretora-geral eleita no IFC de Brusque quer aproximar campus da comunidade e projeta oferta de novos cursos

“Sempre achei e continuo achando que o IFC é pouco conhecido em Brusque”, afirma Jéssyca

O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque terá uma nova diretora-geral a partir de janeiro de 2024. A professora Jéssyca Bózio Cipriano foi eleita no dia 12 de setembro para o cargo e projeta ampliar a relação entre a instituição e a comunidade de Brusque.

O campus de Brusque do IFC foi inaugurado em 2018. Para Jéssyca, de lá para cá, a divulgação da instituição na cidade não acompanhou o desenvolvimento das atividades internas realizadas pelos acadêmicos, o que motiva a diretora-geral eleita a ampliar a comunicação externa.

“Sempre achei e continuo achando que o IFC é pouco conhecido em Brusque. Muita gente não sabe o que significa e nem o que é essa estrutura no bairro Jardim Maluche. Eu atribuo isso à falta de divulgação e de relacionamento externo”, afirma.

Além disso, a intenção é manter relações não só com a comunidade, mas também com as instituições, poder público e mais. A comunicação e publicidade institucional é outro ponto no planejamento da diretora-geral eleita.

“De 2018 para cá, o campus mudou muito. Abrimos novos cursos e ampliamos o número de estudantes durante esse caminho. Nós fizemos melhorias e fomos crescendo, mas o nosso relacionamento com a comunidade externa não cresceu na mesma proporção”.

Jéssyca avalia que as redes sociais do IFC de Brusque podem auxiliar na comunicação e publicidade institucional do campus. Ela afirma que é necessário divulgar com maior intensidade as ações realizadas no IFC, como projetos e eventos.

“Esse é um dos maiores compromissos que eu quero ter enquanto diretora-geral. Acredito que esse é o papel da direção-geral: se relacionar institucionalmente, defender o instituto federal e levar o instituto federal para fora. Esse é talvez um dos mais importantes papéis da direção-geral”.

Novos cursos no planejamento

Atualmente, o IFC de Brusque conta com dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Informática e Química. Com a realização recente do plano de desenvolvimento institucional do campus, em que a comunidade pôde participar e sugerir novos cursos, há possibilidade da oferta de um novo curso.

A diretora-geral eleita detalha que o curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio pode chegar à instituição dentro dos próximos cinco anos, conforme prevê o planejamento. Em meio à possível oferta de um novo curso, a projeção é também que duas novas turmas sejam abertas.

O curso de Administração, segundo Jéssyca, é mais viável por possuir menor custo infraestrutural. Por exemplo, não haveria necessidade de um novo laboratório. Questões estruturais para receber o curso, porém, devem ser solucionadas com o tempo e a necessidade inicial do IFC de Brusque seria contar com profissionais da área da Administração.

Além do Ensino Médio, há possibilidade ainda de abertura de outros cursos que envolvem o Ensino Superior: especialização em Educação e em Química, mestrado em Informática e curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na área de Administração podem sair do papel. Atualmente, o IFC de Brusque já conta com mestrado em Geografia.

Para os estudantes, o planejamento de Jéssyca envolve a busca por recursos, bolsas estudantis e ampliação de projetos relacionados a pesquisa, ensino e extensão. A atenção à saúde mental dos alunos também está na pauta da diretora-geral eleita.

“Uma das nossas prioridades para os nossos quatro anos de mandato é dar atenção à saúde mental e ao burnout acadêmico. Observamos que, hoje, há urgência quanto a isso. Então, pretendemos ampliar parcerias com Caps e escola de Psicologia da Unifebe”, detalha.

O foco à estrutura do campus, quando se trata dos estudantes, também faz parte das propostas de Jéssyca para o mandato. Entre as melhorias que pretende executar, estão: melhorias nos laboratórios do campus, construção de quadra de areia, viabilização de academia a céu aberto e instalação de coberturas em espaços do IFC expostos à chuva.

Currículo da diretora-geral eleita

A eleição do IFC aconteceu no dia 12 de setembro e três candidatos foram à disputa. Jéssyca foi eleita com 34,66% dos votos, contra 34,12% do atual diretor-geral Eder Aparecido de Carvalho e 8,61% do ex-diretor-geral Helio Maciel Gomes.

A posse deve acontecer no dia 28 de janeiro, em Blumenau. A reitoria do IFC, que envolve todos os 15 campi espalhados pelo estado, também terá novo comando. O reitor eleito foi Rudinei Kock Exterckoter, de Concórdia.

Jéssyca é professora do IFC de Brusque desde 2016. Ao longo dos anos, ela exerceu os cargos de coordenadora de Extensão, coordenadora do curso de Química, coordenadora-geral de Ensino e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A diretora-geral eleita é mestre em Letras e também professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. A equipe diretiva deve contar com a professora Mirela Stefânia Pacheco como diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão e o servidor Fábio Lamartine Barbosa Toledo como diretor de Administração.


Assista agora mesmo!

Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia: