X
X

Buscar

Diretoria de Turismo assume manutenção de canteiros da área central de Brusque

Com recursos do setor, prefeitura terceirizou trabalho a uma empresa

A Diretoria de Turismo assumiu o serviço de conservação dos canteiros e praças da área central de Brusque. O objetivo é que a pasta auxilie a Secretaria de Obras na manutenção dos espaços públicos, buscando de embelezar os locais de maior circulação na cidade.

O Turismo é o responsável pela conservação dos canteiros da área central, assim como da praça Sesquicentenário. A pasta também cuidará da praça das Bandeiras, onde estão a prefeitura, o Fórum e a Câmara de Vereadores.

A prefeitura contratou uma empresa terceirizada para o serviço. Ela está subordinada ao Turismo no que se refere à manutenção dos canteiros.

Segundo o diretor de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, há uma parceria entre Turismo e Obras. A secretaria está com um quadro de pessoal muito reduzido, por isso parte do trabalho de conservação dos canteiros foi repassado.

De acordo com Ricardo de Souza, secretário de Obras, há, atualmente, apenas duas equipes cuidando as praças e canteiros em Brusque. O ideal seriam três, cada uma com 20 pessoas. A realidade é bastante diferente e os dois grupos que existem nem estão completos.

A prefeitura está no limite do comprometimento do orçamento com a folha de pagamento. Segundo Kito, a terceirização foi um meio encontrado para manter a cidade bem cuidada com a atual estrutura.

O diretor de Turismo diz que a empresa contratada é paga por hora, por isso não há como informar neste momento o custo da terceirização.

Embelezamento
O objetivo principal da parceria, segundo Kito, é deixar Brusque mais bonita. Ele avalia que o município estava feio no Centro e que, com o trabalho específico do Turismo, isso deve mudar em breve.

O trabalho de conservação começou há alguns dias. Quem passou pela prefeitura da semana passada para cá percebeu os operários limpando a entrada principal do prédio.

Na última segunda-feira, 26, os funcionários da companhia terceirizada limparam em torno do letreiro escrito Brusque em frente ao prédio principal.

Para o diretor de Turismo, é importante que os canteiros centrais, assim como praças e o parque das Esculturas estejam bem cuidados porque os turistas passam por ali. O secretário de Obras afirma que a parceria é importante “e vem para melhorar”.