Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Discretamente, prefeito de Florianópolis vai se tornando líder político em SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Discretamente, prefeito de Florianópolis vai se tornando líder político em SC

Raul Sartori

Líder
Devagar, discreto, sem ranço revanchista e sempre bem articulado, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), vai se tornado um líder político no estado e até na região sul do Brasil. É evidente que sonha ser governador e vem conseguindo aliados toda semana. O mais recente é o deputado estadual Kennedy Nunes, que está saindo do PSD.

Espírito público
Quem vive “in loco” o colapso que acontece em Chapecó no momento pode avaliar a importância de ato da Assembleia Legislativa, através de seu presidente, deputado Maro De Nadal (MDB) que, ontem, decidiu doar R$ 20 milhões do Legislativo para o enfrentamento da covid-19 na cidade e região. Os recursos integram o orçamento da Alesc e são fruto de economia nos setores administrativos e nos seus gabinetes.

Confidências presidenciais
Se algum dia desses, ou talvez nunca, o deputado federal Coronel Armando (PSL-SC) e o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, resolvessem contar o que Jair Bolsonaro disse a eles, confidencialmente, durante sua passagem por três dias em São Francisco do Sul, não sobrariam pedra sobre pedra na honra de alguns homens públicos notórios deste país. Os dois compartilharam a intimidade do presidente, sua filha Laura, e os deputados federais Hélio Lopes (PSL-RJ) e o 03, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), durante toda a “folga” na cidade histórica catarinense. Houve bate papos de horas e alguns pedidos para que algumas conversas morressem ali.

Rio de Janeiro
Seria bizarro, se não fosse trágico, o que, neste país, só acontece no Rio de Janeiro. Sua Polícia Civil investiga a possível aplicação de vacinas contra a covid-19 em diferentes cidades de lá. Em um dos casos filmados, o profissional de saúde nem sequer aperta o êmbolo da seringa. A dose seria desviada. Assim surgiu a “vacina do vento”.

Intocáveis
Ao cobrar, insistentemente, a abertura de um inquérito sobre as mensagens da Operação Lava Jato, onde diálogos hackeados expõem suas safadezas, alguns ministros “supremos” do STF, querem o que, verdadeiramente? Temem o que? Que sua intocabilidade, que acham sagrada, será violada? Que asco!

De graça!
A boa notícia do Vestibular de Verão 2021 da Universidade do Estado (Udesc), para mais de 1.400 vagas em quase 50 cursos de graduação em Balneário Camboriú, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul é que as inscrições são gratuitas. Por causa da impossibilidade de aplicar provas presenciais devido à pandemia.

Sem provas
Aldo Baptista Neto, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, mandou arquivar, por falta de provas, processo administrativo que teve como objetivo investigar o desaparecimento de três caixas individuais de colchões de solteiro infláveis no dia 15 de agosto de 2018, durante o carregamento da viatura no Centro de Logística em Rio do Sul. Na época, o falatório foi intenso na região.

Outro país
O Brasil inteiro, praticamente, se manteve na ativa nesses dias de Carnaval. Uma das exceções foi o Distrito Federal. Não poderia ser diferente. A propósito, o movimento Livres fez uma pesquisa para saber do distinto contribuinte o que ele pensa da reforma administrativa, cujo projeto parece que vai engrenar no Congresso, finalmente. E 68% responderam que são favoráveis à implantação de sistemas de avaliação dos servidores públicos.

Prensa
Está marcado para começar dia 22 o início da prensagem e compactação de veículos apreendidos que ocupam pátios públicos de Joinville. São cerca de 600 em tais condições, entre motocicletas e automóveis. O material terá um destino final ecologicamente correto e a ação deverá ser estendida para outras regiões do Estado.

Liberdade de imprensa
Amigo da imprensa que sempre foi, o ministro catarina do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, concedeu liminar para suspender interrogatório em absurdo inquérito da Policia Federal pedido pelo ministro da Justiça, André Mendonça, contra o advogado Marcelo Feller, que criticou a confusa condução da pandemia pelo governo em uma entrevista à CNN. Em sua decisão lembrou que a liberdade de imprensa consagrada no artigo 220 da Constituição Federal é irmã gêmea da democracia por viabilizar, a um só tempo, o debate de ideias, a concretização dos valores republicanos e a responsabilidade dos governantes, que, por sua posição proeminente, devem se submeter e tolerar um escrutínio mais intenso da sociedade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo