Candidatos a prefeito de Brusque disputam na Justiça para impedir divulgação de pesquisas eleitorais
Pesquisa encomendada pela Seven7 Digital foi impugnada nesta quarta-feira
Quatro pesquisas eleitorais estão registradas no sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta quarta-feira, 23. Três dos quatro candidatos a prefeito de Brusque entraram com pedidos na Justiça Eleitoral e impediram a divulgação dos números de duas pesquisas.
Os pedidos de impugnação partiram das coligações de André Vechi (DC), Molina do Ari (MDB) e Simas (PP). A pesquisa do instituto Incope, encomendada pela Seven7 Digital, foi o maior alvo das ações judiciais.
A pedido da coligação de Simas (PP), a Justiça Eleitoral de Brusque concedeu liminar para “adiar” a divulgação da pesquisa da Seven7, isto porque a coligação alega que o registro oficial da pesquisa foi no dia 18 de agosto, e não em 15 de agosto, data que consta no sistema.
A data de registro faz diferença, pois ela determina o dia em que os números serão divulgados. A pesquisa da Seven7 antes poderia ser divulgada no dia 21 de agosto. Com a mudança na data do registro, foi determinada então a suspensão da divulgação até 24 de agosto.
Posteriormente, as coligações de Simas e de Molina do Ari pediram que a pesquisa da Seven7 fosse impugnada. As coligações alegaram inconsistências. O pedido foi deferido pela Justiça Eleitoral na tarde desta quarta.
Outra pesquisa, registrada no dia 18 de agosto, é do instituto Lupi. A Justiça Eleitoral concedeu liminar e impugnou a pesquisa no dia 21 de agosto, a pedido da coligação de André Vechi. A coligação apontou inconsistências.
Ainda há outras duas pesquisas registradas no sistema, realizadas pelos institutos Data SC e DNA. Consta no PesqEle que as pesquisas de Lupi, Data SC e DNA foram contratadas, cada uma, pelo próprio instituto que realizou o levantamento.
Atualização (23/08, às 15h25): na tarde desta quarta, a Justiça Eleitoral de Brusque impugnou e suspendeu a divulgação da pesquisa da Seven7. A matéria foi atualizada.
Veja agora mesmo!
Após caminhoneiro elogiar Brusque, paraense se muda para empreender na cidade: