Diversão e novidades se destacam na 15ª Stadtplatzfest, em Guabiruba

Evento adota medida sustentável e nova parceria; veja a galeria de fotos

Diversão e novidades se destacam na 15ª Stadtplatzfest, em Guabiruba

Evento adota medida sustentável e nova parceria; veja a galeria de fotos

Neste sábado, 27, familiares e amigos se encontraram na 15ª edição da Stadtplatzfest, que ocorre na Rua José Fischer, em Guabiruba.

Com música, chope e alimentação, neste ano a festa inovou na sustentabilidade: adotou o uso de canecos retornáveis, em substituição de copos plásticos descartáveis.

O aposentado Francisco Kistner, 59 anos, da barraca Campo Society do Chico, participa da festa há 15 anos. Segundo ele, a decisão de abolir os copos descartáveis foi positiva. “Ninguém joga o caneco no chão, que está bem limpo”, observa.

A costureira Marli Gums, 48, participa da mesma barraca do Chico. Para ela também foi uma boa mudança. “É melhor que cada um tem o seu copinho, cada um cuida do seu, sem sujar tudo”, conta.

Na inscrição, cada grupo pôde retirar dez canecos. Para cada copo a mais, seria necessário adquirir com a organização, no valor de R$ 5 cada. Porém, ao final da festa, quem não quiser levá-los para casa, poderá devolvê-los e reaver o dinheiro.

Luiz Antonello

Membro há cinco anos do grupo de amigos Farpa, o eletromecânico Maicon Schmaia, 31, gostou da inciativa, pois quando utilizava o copo descartável, usava de quatro a cinco unidades na festa. “Há uns dois anos, tinha muitos copos plásticos jogados no chão”, recorda.

Para ele, a mudança é bem-vinda. “Eu acho valioso. Com o copo personalizado, é menos lixo para recolher, mais aceitável para o meio ambiente”, destaca.

Segundo o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, a organização ficou surpresa com a aceitação do público. “Sei que nós, humanos, somos um pouco resistentes a mudanças, desconfiados. Mas fiquei surpreso, porque ninguém reclamou, todo mundo se sentiu muito a vontade”, explica.

Luiz Antonello

No evento, o prefeito observou o impacto da ação: o chão sem nenhum copinho plástico. “Para nós, a sustentabilidade é um conceito importante e achamos uma forma de praticar isso”, complementa.

Outra novidade da edição é a parceria entre a Diretoria de Turismo de Guabiruba e a Associação Visite Guabiruba (Avigua), na organização.

De acordo com o prefeito, a participação da associação proporcionou um modelo novo para a Stadtplatzfest. “Antes, você vinha para a festa se tivesse afinidade com algum grupo, hoje não precisa ter ligação com nenhum deles para participar, a própria Avigua oferece chope e alimentação”, explica.

Para ele, ações como essa tornam a festa mais receptiva. “Você pode se sentir parte, pois recebemos pessoas de outras cidades”, finaliza.

Confraternização

O empresário Evandro Schlindwein, o Periquito, 32, é participante do grupo Farpa. Ele explica o significado do nome: Forças Armadas Revolucionárias da Planície Alta. “É uma brincadeira”, adianta.

Segundo Schlindwein, o grupo existe há seis anos, mas ele participa da Stadtplatzfest  desde o início. “Essa festa é diferenciada. Consegue juntar um público mais velho e um público mais novo, em um ambiente agradável”, avalia. “É uma chance de reunir a população, integrando todo mundo”, complementa Maicon.

Luiz Antonello

O prefeito ressalta que a Stadtplatzfest nasceu do conceito das festas de ruas alemãs e começou com a reunião de um pequeno grupo de amigos.

“No início não teve envolvimento do poder público e gradativamente ela foi migrando para o controle da administração pública. Nos últimos três anos, está diretamente alinhada com as secretarias municipais, do turismo e Fundação Cultural”, explica.

Segundo o prefeito, a festa vem amadurecendo ao longo dos anos. “Tivemos transtornos, em alguns momentos, até pelo excesso de bebida, e conseguímos reverter isso com comportamento muito mais familiar”, conta.

Marli acompanha a barraca Campo Society do Chico desde o início. “Sempre juntos, amigos para sempre. Eu gosto muito, a gente se diverte e está bem organizado”, completa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo