Até fazer o curso de costura da Ampebr, Letícia da Silva Monteiro, 30 anos, não tinha muito contato com o universo da costura.

Quando criança, observava a avó costurar na máquina que tinha em casa, e quando ela deixava, até mexia um pouco para fazer roupinha para as bonecas com os retalhos, mas parou por aí.

Letícia mudou-se para Brusque e no ano passado, teve a oportunidade de fazer o curso de costura da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (Ampebr), e foi aí que sua paixão pela costura começou.

Paixão de Letícia pela costura surgiu após o curso da Ampebr | Foto: João Henrique Krieger/O Município

“É bom demais costurar. Quando o curso acabou, eu comprei uma máquina para mim e agora costuro em casa. Faço algumas coisas para mim, para minhas meninas”, diz.

Como tomou gosto pelo ofício, Letícia pretende fazer desta sua profissão. Ganhou a oportunidade de fazer também o curso de modelista e projeta entrar com tudo no mundo da moda.

“Tenho um projeto em mente para empreender na área da costura. Brusque é uma cidade que respira costura, moda e também dá muitas oportunidades. Acredito que com a experiência que consegui no curso da Ampebr e estou tendo no curso de modelista, vou conseguir seguir com esta profissão”, afirma.

Letícia vai participar pela primeira vez do Desfile das Costureiras | Foto: João Henrique Krieger/O Município

Letícia vai participar pela primeira vez do Desfile das Costureiras, que acontece nesta sexta-feira, 26, na Sociedade Bandeirante. Ela está bastante ansiosa para o grande dia, e durante a última semana, se dedicou na produção da roupa que vai usar na passarela.

Ela será uma das modelos que vai participar do desfile com uma criação própria.

Letícia vai entrar na passarela com uma peça feita em alfaiataria: calça e uma blusa de manga comprida em tom nude.

“Estou bem empolgada para participar. A professora Maria Isabel aqui do curso da Ampebr me ajudou com os detalhes da roupa. O bom da alfaiataria é isso. O tecido tem um caimento perfeito com as medidas certinhas, então não é demorado para fazer, mesmo cheia de detalhes”.

Para o desfile, além de costurar a peça, Letícia também foi a responsável por fazer o desenho da roupa. “Estou bem ansiosa e espero que a experiência seja boa. Nunca fui em um desfile e agora estarei lá como modelo. Acho este um evento muito importante para valorizar a profissão”.

Conheça também as outras histórias


“Meu maior sonho é ver ela brincando com outra criança”: mãe fala sobre desafios da maternidade atípica: