Do frio ao calor intenso: como Brusque atingiu extremos de temperatura em dezembro
Sensação de calor atingiu incríveis 51ºC na estação de Santa Luzia
Os moradores de Brusque experimentaram dias com climas bastante diferentes em dezembro. No mesmo mês, foi registrada uma fria madrugada e, logo depois, dias de altas temperaturas.
De acordo com dados de Ciro Groh, que possui réplicas de estações meteorológicas e é blogueiro de O Município, no dia 8 foi registrada a mais fria madrugada para dezembro dos últimos 30 anos na cidade.
Naquele dia, as estações dele apontaram 10,6 ºC em Thomaz Coelho, 10,9 ºC em Santa Luzia, Rio Branco teve 10,3 ºC e no Centro ficou em 10,6 ºC. Foi uma noite fria que pegou muita gente desprevenida, afinal, tanto frio em pleno dezembro é raro.
Veja também:
Após 99 anos, Panificadora Ristow fechará as portas
MP-SC denuncia Bolognini e empresário por ligação de água irregular
Moradores temem instalação de empresas poluidoras próximo à ETA da Cristalina
Apenas quatro dias depois, os brusquenses sentiram na pele o tempo exatamente oposto. No dia 12, os termômetros apontaram: 40 ºC, em Thomaz Coelho; 39,7 ºC, no Centro; e 39,6 ºC em Rio Branco e Santa Luzia.
Neste mesmo dia, a sensação de calor atingiu incríveis 51 ºC na estação de Santa Luzia. Foi o recorde dos últimos três anos no bairro.
Dois dias depois, os termômetros na cidade voltaram a superar os 35ºC. A sensação térmica foi de 49 ºC.
Sistemas
O comportamento bastante incomum do tempo deveu-se a dois sistemas. “Na semana que estava frio, tinha massa de ar frio, atípica, influenciando o estado. Tanto que teve geada na Serra por alguns dias”, explica a meteorologista da Epagri-Ciram, Gilsânia da Cruz.
Ela afirma que esse frio em dezembro é incomum e está fora do padrão, mas acontece e há registros sobre isso.
Ronaldo Coutinho, do Climaterra, diz que várias massas de ar frio entraram no estado naquele período, sem dar chance de esquentar. Isso levou a ter geada e temperaturas baixas.
Mas quando o ar frio saiu, o ar quente ficou influenciando o estado. Automaticamente, o clima teve uma reviravolta. Gilsânia diz que o tempo já é típico de verão, apesar de ainda não ter começado oficialmente.
O verão começará nesta sexta-feira, 21, às 19h23, mas a sensação de calor já chegou e deve continuar.
Próximos dias
Coutinho e Gilsânia dizem que o calor deverá ser companheiro dos catarinenses durante o período de festas. A previsão indica tempo bastante típico para o período, com muito calor e pancadas de chuva.
Veja também:
Após anos de improviso, menino Wellinton Silva ganha cadeira de rodas do projeto Eu Ajudo na Lata
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Polícia de Blumenau fecha empresa de turismo suspeita de aplicar golpes em haitianos
“Tem pancadas de chuva, às vezes, atrapalha um pouco a festa, ou na hora da festa, mas já para. É raro quando tem um sistema influenciado que mantém todo o período com chuva. Pode acontecer, mas é mais raro”, explica Gilsânia.
A chuva é uma boa notícia para a região de Brusque e o restante do estado, que sofrem com a estiagem. Coutinho afirma que ela deverá voltar gradativamente.
“A chuva vai voltar aos poucos. Até é bom que seja aos poucos, porque senão sai de uma estiagem para uma enchente”.