Doação de leite humano diminui nos períodos de férias, em Brusque
Programa Amamenta Brusque, idealizado pela Secretaria de Saúde, está realizando campanha para incentivar a doação
Programa Amamenta Brusque, idealizado pela Secretaria de Saúde, está realizando campanha para incentivar a doação
O Programa Amamenta Brusque, idealizado pela Secretaria de Saúde, está realizando campanha para incentivar a doação de leite humano nos meses de férias, em especial janeiro e fevereiro.
Nesta época, historicamente, há uma diminuição do volume por conta das mudanças de rotina das mães. A coordenadora do programa, enfermeira Sheila Neves, informa que todo o produto recebido pelo posto de coleta de Brusque é encaminhado ao Banco de Leite de Blumenau, que faz os devidos distribuição, principalmente para bebês que nascem prematuros e precisam desse alimento para sua sobrevivência.
“Temos um trabalho de campo, onde todos os dias uma equipe visita o Hospital de Azambuja, orientando as mães sobre a importância da amamentação até, pelo menos, os seis meses de vida. Também incentivamos a doação desse alimento em caso excedente, passando todas dicas necessárias desde a retirada, conservação e entrega” ressalta a coordenadora.
Em 2019, mais de 160 litros foram coletados em Brusque e encaminhados ao banco de leite, que faz a pasteurização antes de repassar para as Unidades de Tratamento Intensivos (UTI) e outros destinos com recomendação médica.
Na sede do Amamenta Brusque, que fica no segundo andar da Policlínica Central – defronte ao terminal urbano – as mães também podem receber orientações sobre amamentação, além de sanar todas as dúvidas deste importante período de desenvolvimento do bebê e a criação do vínculo materno.
“Temos uma equipe altamente treinada e qualificada, que dá todo o suporte, principalmente para as mães de primeira viagem”, enfatiza Sheila Neves. Dúvidas podem ser esclarecidas no telefone (47) 3255 6800.
Marina Beuting Campos, moradora do bairro São Luiz, deu a luz a pequena Ana Beatriz e logo nas primeiras semanas percebeu que tinha leite de sobra.
Orientada, procurou o programa da Secretaria de Saúde e logo tornou-se uma das principais doadoras do momento. Segundo os registros já contribuiu com mais de 40 litros nos últimos seis meses.
A mãe já havia sido alimentada com leite materno até os dois anos idade e sempre recebeu o incentivo da família para a doação.
“Sem romantizar o assunto, digo que é bastante cansativo, especialmente nas primeiras semanas, é impossível planejar o dia. Muitas vezes me vi presa em função da amamentação. Acordar durante a noite ou interromper quaisquer atividades no momento da fome é exaustivo, mas recompensado pelo sorriso e os olhares de amor da minha pequena durante cada mamada, mesmo quando eu mal conseguia manter meus olhos abertos”, diz lembrando dos primeiros dias após o nascimento do bebê.
Hoje, com orientação, utiliza uma bomba de extração, guardando o leite nos recipientes especialmente separados a este fim. Semanalmente a equipe do Amamenta Brusque faz o recolhimento e o encaminhamento para Blumenau.
“Sei que esta atitude contribui em muito para os bebês com necessidades, especialmente os prematuros. Com isso, tenho orgulho, ao lado da Ana Beatriz, de contribuir com o próximo”, diz a mãe.