Doação de terrenos da Prefeitura de Guabiruba a entidades será discutida em maio
Processo de desmembramento da área atrasou debate com órgãos interessados
Processo de desmembramento da área atrasou debate com órgãos interessados
A transferência de terrenos da prefeitura para outros órgãos públicos de Guabiruba será tema de reunião com os interessados. Ela deve ocorrer na segunda quinzena de maio, ainda sem data definida.
O desmembramento de área próxima à Sociedade Guabirubense é debatida desde 2004. Em 2016, o prefeito Matias Kohler chegou a anunciar a conclusão do processo. Na época, ele cogitava o repasse de uma área de dois mil metros quadrados para o governo do estado. A doação beneficiaria inicialmente os órgãos de segurança, mas com a possibilidade de ser estendida a outras instituições.
A reunião, segundo Kohler, deve contar com representantes de entidades locais e a população. De acordo com o prefeito, a expectativa era ter tratado sobre o tema ainda no ano passado, mas os trâmites para o desmembramento da área atrasaram o processo. “A vontade existe e a possibilidade continua existindo”.
Kohler diz que transferir os órgãos municipais para o local é um sonho pessoal. A área total conta com cerca de 180 mil metros quadrados. No espaço, a tendência é que parte da área seja destinada à preservação e o restante abrigue as sedes de órgãos e entidades com atuação no município.
De acordo com o prefeito, os debates e análises sobre o tema foram retomados com uma aproximação entre o Executivo e a Unifebe.
Segurança prioritária
A possibilidade de disponibilizar prédios públicos já existentes para realocar órgãos de segurança também é cogitada por Kohler. O setor é considerado prioritário pelo prefeito e a localização dos prédios é tida como um facilitador para a atuação dos órgãos.
Hoje, as sedes da Polícia Militar e da Polícia Civil funcionam no mesmo prédio e o espaço é considerado limitado. Já o Corpo de Bombeiros mantém um espaço alugado. O quartel foi adaptado em um antigo prédio residencial e, apesar de dispor de uma área considerável, não está nos padrões estabelecidos como ideais.