X
X

Buscar

Documentário que conta história da Fenarreco será lançado em cinema de Brusque

Lançamento da obra acontece no dia 30, no Cine Gracher

A Festa Nacional do Marreco terá sua história contada no documentário “Fenarreco – a história mais gostosa do Brasil”, produzido pela empresa brusquense Prime Filmes, com direção de Denise Serafini. O documentário será lançado no dia 30 de novembro, às 18h30 no Cine Gracher do shopping. A entrada é gratuita, conforme disponibilidade de lugares.

A obra traz depoimentos e momentos marcantes dos 35 anos de festa, contados por quem os vivenciou, destacando principalmente os primeiros anos, até chegar nas edições atuais. Entre os convidados estão Valdir Walendowsky e Rolf Kaestner, que junto de outros nomes são considerados os idealizadores da Fenarreco, Oscar Campi, filho de Osvaldo Campi, família que por muitos anos cuidou da gastronomia da Fenarreco, o turismólogo Ademir Moraes, que sempre participou da festa, dona Ieda Hatke, que foi a primeira rainha, entre outros.

Segundo a diretora, o objetivo principal do projeto foi de resgatar como começou a Fenarreco. “As falas comentam os desafios de fazer uma festa lá na década de 1980, quando Brusque estava vivenciando aquela dor da enchente de 1984”, comenta a diretora, que além desta também já atuou em outros documentários de resgate histórico na região.

Nos depoimentos, os convidados relembraram desafios do início, como fazer o cálculo de quanto marrecos precisariam ser servidos, até mesmo o local em que a festa seria realizada. “Todo documentário resgata essa essência da Fenarreco ser uma festa família, para resgatar a cultura germânica. O próprio Ademir fala muito sobre essa questão, além de várias curiosidades de episódios que aconteceram durante a festa que as pessoas nem imaginam”, conta Denise.

Fotolivro

Além do documentário, o projeto também contempla um fotolivro que será lançado no primeiro trimestre de 2023, com recortes da festa. O livro será distribuído gratuitamente, assim como o acesso ao documentário em sua sessão de exibição de estreia.

Toda comunidade é convidada a prestigiar o lançamento do documentário. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. A organização convida a quem puder levar 1 kg de alimento não perecível, que depois será destinado à Apae Brusque.

Leia também: 

1. Havan não renova patrocínio do Brusque Futebol Clube para 2023
2. Após 20 anos, brusquenses que viram Brasil ser penta relembram histórias e falam sobre expectativas para hexa
3. Justiça oficializa compra de imóvel da Buettner por empresa do ramo da construção
4. Confira como fica o horário de atendimento das agências do INSS nos dias de jogos do Brasil
5. Saiba como funciona o agendamento da mamografia na rede municipal de Brusque

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos