X
X

Buscar

Documentário será exibido na versão em Libras em cinema de Brusque

Sessão será no dia 4 de março, no Cine Gracher Havan

De 27 de fevereiro a 4 de março será reapresentado no Cine Gracher Havan o documentário “Quando as Águas Baixaram”. Com duração de 15 minutos, a obra produzida pela Prime Filmes conta a história da enchente de 1984 e tem por objetivo resgatar e preservar a memória dessa tragédia.

No último dia da exibição, a sessão será exclusivamente para surdos. Por se tratar de um projeto cultural, o Ministério da Cultura exige que se faça uma versão legendada em Libras e também em audiodescrição, para cegos.

O diretor do documentário, Darlan Serafini, conta que outras produções realizadas pela Prime Filmes já tem a legenda em Libras, entretanto, esta será a primeira vez que será feita uma sessão especial para exibir o documentário na Língua Brasileira de Sinais.

“A nossa tradutora de Libras faz parte da Associação dos Surdos de Brusque (Asbru) e partiu dela a ideia de fazer a exibição para esse público. Adoramos a ideia, conversamos com o Sandro Gracher Baran, que comprou a iniciativa na hora e decidimos fazer a exibição no Cine Gracher da Havan”.

Serafini explica que o formato da versão em Libras é o determinado pelo Ministério da Cultura e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A expectativa é que o público surdo, que geralmente tem dificuldades para ir ao cinema, possa aproveitar a sessão feita especialmente para eles.

“É uma forma de tornar o cinema mais acessível”, diz.

Além da exibição no cinema, a versão legendada em Libras e em audiodescrição estará no DVD do documentário que será entregue para as escolas de Brusque.

Como assistir

O documentário estará em exibição de 27 de fevereiro a 4 de março, às 18h30, no Cine Gracher Havan. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

O documentário estreou no dia 4 de dezembro do ano passado no Cine Shopping Gracher e contou com o patrocínio de Archer Supermercados, Florisa, Guabifios, Havan, HJ, Irmãos Fischer e ZM.