X
X

Buscar

Documentário vai retratar as histórias de imigrantes haitianos, venezuelanos e cubanos em Brusque

De Onde Vim quer mostrar a rotina dessas pessoas na cidade e derrubar preconceitos

No dia 10 de outubro iniciam as gravações do novo documentário dirigido pelo cineasta brusquense Sérgio Azevedo. A obra, intitulada ‘De Onde Vim’, vai retratar as histórias de imigrantes haitianos, venezuelanos e cubanos que moram em Brusque.

De acordo com Azevedo, a ideia de abordar o tema em seu novo trabalho visa conscientizar a população e derrubar preconceitos que acabam tornando a vida dessas pessoas ainda mais difícil fora do seu país de origem.

“Esse assunto está muito em evidência. Já faz algum tempo que os haitianos vem pra cá, agora temos os venezuelanos que começaram a chegar. Vemos essas pessoas pelas ruas da cidade, mas não conhecemos muito a vida deles. A maior motivação é tirar esse preconceito que muitas pessoas ainda têm”, afirma.

O cineasta lembra que Brusque foi construída por imigrantes alemães, italianos e poloneses e, desta forma, já tem sua história relacionada com este tema. Azevedo diz que o objetivo do documentário é mostrar a vida desses imigrantes que hoje chegam ao município de uma forma mais humanizada.

“Eles não estão vindo para roubar nossos empregos, para fazer mal para as pessoas, como muitos ainda pensam. Eles tiveram que sair porque foram obrigados, para sobreviver. Ninguém quer sair do seu lugar, do seu país e ir para outra cultura onde às vezes nem é bem recebido”.

O diretor explica que a ideia é mostrar a rotina desses imigrantes e contar o por quê e como escolheram Brusque para construir uma nova vida. “Não queremos contar de uma forma clássica de documentário, só com depoimentos. Queremos criar uma ligação entre o público e os personagens e a própria história deles vai quebrar todo o esse pré-conceito”.

A equipe já realizou algumas visitas às famílias e está conhecendo, aos poucos, as histórias que serão contadas, criando uma relação de confiança com os personagens. “É muito delicado chegar, querer invadir e expor a vida deles, por isso fazemos toda essa aproximação, conversando, passando confiança para que eles não tenham receio e queiram participar”.

“Com esse documentário queremos proporcionar conhecimento para as pessoas, fazer pensar e humanizar toda esta situação vivida por eles”, finaliza.

Outros trabalhos

O diretor já realizou vários trabalhos com personagens locais, como o documentário “Do Outro Lado – A conquista de Matheus Rheine”, uma co-produção com o ESPN; o curta-metragem “A memória da cidade”, lançado em 2017, sobre o fotógrafo Érico Zendron, que é reprisado todos os meses no canal Prime Box.

Azevedo também dirigiu o longa-metragem Brusque 92, que conta a história do título estadual do Brusque FC. Neste ano, também foi gravado o documentário ‘Time de Fábrica’, que relembra a história do jogo épico entre Carlos Renaux e Botafogo, em Brusque.