Documentários sobre os pontos turísticos de Brusque são premiados no Galo de Gala Unifebe
Materiais audiovisuais foram feitos pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da instituição
Materiais audiovisuais foram feitos pelos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da instituição
Em clima de premiação, os acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da Unifebe experimentaram uma noite diferente. O nervosismo tomava conta dos estudantes que aguardavam ansiosos pelo “Oscar” dos cursos: o tradicional Galo de Gala.
O evento de premiação dos melhores documentários feitos pelos próprios acadêmicos para divulgar os pontos turísticos de Brusque, foi realizado na última sexta-feira, 19, no Teatro do Centro Empresarial de Brusque –CESCB, e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, professores, estudantes e familiares.
“O Galo de Gala foi um evento para consagrarmos as produções dos nossos acadêmicos, que se desafiaram a estudar mais sobre Brusque e sua história. Cada aluno, com sua habilidade, deixou uma marca nesses vídeos, que a partir de agora servirão para apresentar os atrativos que Brusque oferece”, salienta o coordenador de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da Unifebe, Thiago dos Santos.
Antes de concorrer ao Galo de Gala, os acadêmicos dos dois cursos se uniram em grupos para cumprir uma missão: apresentar em um vídeo, de cinco a dez minutos, um ponto turístico de Brusque.
O desafio proposto na Curricularização da Extensão desse semestre foi repassado pelo Conselho Municipal de Turismo do município, que escolheu como pontos turísticos a Ponte Estaiada Irineu Bornhausen, Centro Cívico, Fundação Ecológica e Zoobotânico de Brusque, Parque Leopoldo Moritz, Museu Histórico e Geográfico do Vale do Itajaí-Mirim/Casa de Brusque, Complexo de Azambuja, Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, Igreja Evangélica Luterana Paróquia Bom Pastor, Parque das Esculturas e Complexo Histórico Indústrias Renaux.
Os documentários produzidos foram então avaliados por uma banca especializada em material audiovisual e os melhores vídeos foram premiados em onze categorias: Melhor Direção, Fotografia, Videografismo, Direção de Arte, Som, Edição, Operação de Câmera, Trilha Sonora, Produção, Roteiro e Melhor Documentário.
A equipe do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Guilherme Felipe Bernardi, levou o Galito de Ouro, ao vencer na categoria Melhor Documentário, com a história e apresentação da Igreja Evangélica Luterana Paróquia Bom Pastor.
“A premiação do Galo de Gala é resultado de um trabalho em equipe, de duas semanas de muita pesquisa e esforço. Durante a produção do vídeo, conhecemos melhor os colegas das outras fases e aplicamos na prática o conhecimento adquirido ao longo do curso. Participar desse projeto contribuiu para o nosso crescimento profissional, mas principalmente, possibilitou que contribuíssemos com a história e o turismo da nossa cidade”, enaltece Guilherme.
Da primeira fileira, a reitora da Unifebe e presidente do Conselho Municipal de Turismo, professora Rosemari Glatz, acompanhou a apresentação dos materiais e a premiação dos estudantes. “Cada grupo conseguiu mostrar nossa Brusque de um jeito diferente, de uma forma atrativa, afetiva e cultural. Esses materiais feitos com tanta dedicação e apreço, com certeza farão com que as pessoas se sintam convidadas a conhecer nossa cidade tão rica de história e de atrativos turísticos. Parabéns a todos, pelos belos documentários”, parabeniza Rosemari.
Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.
De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela Unifebe no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.
O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.
Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.
As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.
Confira os documentários premiados por categoria, disponíveis no YouTube:
Melhor Direção – Museu Casa de Brusque
Melhor Fotografia – Complexo de Azambuja
Melhor Videografismo – Igreja Luterana Bom Pastor
Melhor Direção de Arte – Parque das Esculturas
Melhor Som – Complexo de Azambuja
Melhor Edição – Completo Renaux
Melhor Operação de Câmera – Museu Casa de Brusque
Melhor Trilha Sonora – Complexo Renaux
Melhor Produção – Parque Leopoldo Moritz
Melhor Roteiro – Igreja Luterana Bom Pastor
Melhor Documentário – Igreja Luterana Bom Pastor
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: