X
X

Buscar

Governo do estado estuda alterar projeto de duplicação da rodovia Antônio Heil

Reunião está marcada para discutir futuro da duplicação; mudança pode atrasar reinício das obras em mais de um ano

Em reunião com o secretário de estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, na quarta-feira, 24, em Florianópolis, o vereador de Itajaí, Rubens Angioletti (PSB), entregou um ofício elencando as demandas pendentes na obra de duplicação da rodovia Antônio Heil. Também participou da reunião o deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL), que intermediou o encontro.

O documento apresenta problemas e pendências em 12 pontos da rodovia, no trecho de Itajaí. De acordo com o vereador, as demandas são resultado da cobrança da comunidade e foram acumulando desde o início da obra de duplicação, em 2014.

“Acompanhamos todo o processo de duplicação, participamos de várias reuniões, encontros, fiscalizações e fomos acumulando as informações do que a comunidade realmente quer para a rodovia”, diz.

O documento foi entregue em mãos a Carlos Hassler, que ouviu as reivindicações da comitiva que participou da reunião. Angioletti explica que o secretário de estado, ao fim da reunião, apresentou duas possibilidades para o futuro da obra.

A primeira é a contratação de uma nova empresa para continuar a execução do projeto já licitado, já que o o governo do estado rompeu com o Consórcio Triunfo-Compasa, vencedor da licitação original.

A outra opção ventilada pelo secretário de Infraestrutura é que o projeto da duplicação seja refeito, atendendo todas as solicitações da comunidade, e uma nova licitação seja lançada.

“O contrato que temos hoje não pode ser alterado, porque foi licitado daquela forma e a empresa só pode executar o que foi objeto da licitação. O problema é que se fazer um novo projeto, com uma nova licitação, vai demorar em torno de um ano e meio, pelo menos”, destaca o vereador.

Para tentar chegar a uma solução, ficou agendada para o dia 6 de maio uma reunião fechada com as lideranças políticas e comunitárias de Brusque e Itajaí e também com representantes do governo do estado, para discutir o futuro da obra. Após essa reunião, deve ser feito um novo encontro, para poder passar as definições para toda a comunidade.

“Neste meio tempo o secretário se prontificou em fazer as manutenções mais urgentes na rodovia, até que se chegue a uma solução”, ressalta o vereador.

O gestor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Claudemir Marcolla também participou da reunião, e ressalta o impacto do atraso das obras para o comércio e moradores.

“Sabemos da importância das obras dessa rodovia e também da logística que moradores e empresas precisam ter para o acesso às localidades. É algo que tem impacto não só no nosso comércio, mas também nas comunidades e a CDL Brusque é parceria em busca de bandeiras que atendam às necessidades da nossa região”, diz.


Demandas pendentes no trecho de Itajaí

Km 0: construção de anéis viários na conexão com a BR-101;

Km 1.8: viaduto na entrada da rua Benjamin Dagnoni, no loteamento São Pedro, está incompleto, sem sinalização e iluminação. A saída do viaduto, sentido Brusque, encontra-se sem duplicação e com estreitamento de pista, sendo necessário finalizar a obra;

Km 3.6: Neste local há uma escola estadual, porém não estava prevista passarela. Foi feita solicitação e foi incluída no projeto, entretanto, até hoje não foi executada. Paliativamente foi feita uma passagem de pedestre com semáforo;

Km 4.6: Há uma grande concentração de pessoas neste ponto devido ao comércio e fábrica. Solicita-se a instalação de uma passarela que estava prevista para a comunidade do bairro Arraial dos Cunha que, em reunião pública, cedeu a passarela para ficar com a passagem elevada de pedestre construída no km 10.8;

Km 5.2: No cruzamento do final da avenida Itaipava com a rua Vereador Germano Luiz Vieira não foi construído viaduto ou rotatória, o que prejudica severamente o comércio e trânsito de pessoas. Foi construída uma passagem de pedestre após manifestação da comunidade, mas é necessário a instalação de um viaduto ou rotatória e uma pista de aceleração para quem sai da rua vereador Germano Luis Vieira, sentido BR-101;

Km 6.6: Neste trecho foi construído um viaduto que deveria ter sido feito no km 5.2, além disso, este viaduto encontra-se sem sinalização e iluminação;

Km 10.4: Na entrada da rua Virgilio Cadore, no bairro Laranjeiras, foi construído um retorno pouco antes da entrada e saída da rua, desta forma, os moradores precisam sair sentido Brusque e ir até o bairro Arraial dos Cunha e fazer um retorno improvisado para ir até o centro de Itajaí. A solução reivindicada pela comunidade é a construção de um trecho com marginal.

Km 10.8: No projeto original da rodovia, no km 22, entre Itajaí e Brusque, havia apenas três passarelas previstas, uma delas seria neste ponto. Em reunião, a comunidade do Arraial dos Cunha manifestou desejo de ficar com a atual passagem, dispensando a passarela, por este motivo, a comunidade solicita a passarela para o km 4.6, com grande concentração de comércio;

Km 11.5: Neste trecho foi feito um retorno improvisado para permitir que os moradores do bairro Arraial dos Cunha possam seguir sentido centro de Itajaí;

Km 12: Grande trecho da rodovia inacabada e sem utilização;

Km 19.4: Como a rodovia tem a barreira New Jersey, os moradores da rua João Rodolfo Reinert, na entrada do bairro Campeche, não possuem retorno, tanto para entrar quanto para sair da comunidade. A solicitação é para um pequeno trecho de marginal;

Km 20.4: Construção de mais uma saída de veículos em retorno de nível  na entrada do bairro Limoeiro, conexão entre as ruas Leopoldo Merizio e José Laurentino Júnior;

Km 21: Próximo a Padaria e Confeitaria Limoeiro, foram deixados vários buracos na pista, inclusive com ocorrência de acidente com vítima. É necessário a conclusão da obra até o trecho já finalizado em Brusque.