Dois novos diáconos são ordenados na Matriz São Luís Gonzaga, em Brusque
Renato Vieira Lima e Fernando Teckler já haviam passado pela cidade durante a caminhada vocacional
Renato Vieira Lima e Fernando Teckler já haviam passado pela cidade durante a caminhada vocacional
Na noite de sábado, 4, durante a missa das 19h, na igreja Matriz São Luís Gonzaga, foi celebrada a ordenação diaconal dos fratres da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), Renato Vieira Lima e Fernando Teckler. A missa, presidida pelo bispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, foi concelebrada pelo Superior Provincial, padre Sildo César da Costa, pelo pároco, padre Diomar Romaniv, e por mais de 30 sacerdotes que se fizeram presentes.
O padre Diomar destacou a alegria em receber e celebrar a ordenação dos novos diáconos da congregação. O momento foi oferecido em referência aos 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga.
“Para nós é um motivo de alegria e gratidão sermos escolhidos por eles para celebrar esse momento tão importante na caminhada vocacional. Estamos no Ano Jubilar da nossa paróquia. Assim como Brusque faz parte da história dos diáconos, eles agora também fazem parte da história da paróquia”, comentou.
Dom Wilson, por sua vez, ressaltou a importância da formação de novos padres, ainda mais expressiva em 2023, ano vocacional. “O momento para presidir a formação dos novos diáconos não poderia ser mais significativo. Além de ser o ano jubilar da Paróquia São Luís Gonzaga, estamos vivendo o Ano Vocacional, em que a Igreja no Brasil quer despertar mais pessoas para seguirem suas vocações. É o que Fernando e Renato fazem hoje, seguindo o chamado de Deus”, pontuou.
O Superior Provincial da Congregação SCJ, padre Sildo César da Costa, falou com alegria sobre a ordenação de novos religiosos. “Para nós é uma graça celebrar hoje, de um modo tão especial, duas ordenações diaconais. Tudo isso nos insere dentro de um contexto de pessoas que rezam pelas vocações e vemos agora, claramente, o poder da oração. Isso é necessário para que a semente vocacional possa germinar no coração dos jovens. E nós temos que pedir e clamar a Deus para multiplicar os frutos como os de hoje, porque se a Igreja cresce, é por jovens como esses, que doam sua vida para a vocação”.
Os diáconos Renato Vieira Lima e Fernando Teckler, que já passaram por Brusque durante a caminhada vocacional, contam a emoção e o sentimento especial da escolha pela ordenação na cidade em que guardam boas lembranças.
“Brusque marcou a nossa história de maneira muito profunda, de modo que até hoje nós temos amigos aqui. Além de boas recordações das pastorais, das pessoas e do carinho do povo. Acho que aqui é um lugar onde todos se doam pela formação e acompanham o processo dos seminaristas. Para nós é uma alegria estar aqui hoje, especialmente pelos 150 anos de fundação da paróquia, celebrando a nossa Ordenação Diaconal”, conta Renato.
O diácono Fernando compartilha do mesmo sentimento. “Moramos há alguns anos em Brusque. Para mim, especialmente, foi um momento de confirmação da vocação. Então o carinho e o cuidado do povo nos ajudou a querer bem a paróquia e querer retornar para viver esse momento especial aqui”.
Nascido em Paranavaí (PR), o diácono Renato iniciou sua caminhada vocacional em 2010, quando aos 15 anos ingressou no seminário de Lavras (MG), onde ficou por dois anos. Em seguida, veio a Brusque cursar Filosofia, na Faculdade São Luiz. Aqui ele morou por quatro anos, três deles no Convento Sagrado Coração de Jesus e um ano na Casa Padre Dehon.
Após esse período, foi transferido para Barretos (SP), onde realizou pela primeira vez os votos de Castidade, Pobreza e Obediência e, assim, entrou para a Congregação SCJ. Já consagrado, iniciou o estudo da Teologia em Santiago, no Chile, e finalizou em Taubaté, onde reside atualmente.
Natural de São Bento do Sul, o diácono Fernando desde pequeno esteve envolvido nas atividades da Igreja. Em 2012, entrou para o seminário São José, em Rio Negrinho, terminou o Ensino Médio e logo veio a Brusque cursar Filosofia, onde ficou por três anos. Seguiu, então, para Jaraguá do Sul. Em 2017, concluiu o noviciado em Barretos, no interior de São Paulo, onde professou os primeiros votos e, consagrado, ele retornou ao Seminário São José para auxiliar na formação de novos seminaristas. Atualmente está em Taubaté, onde cursou Teologia.
Durante a missa também foram apresentados à comunidade os padres Eurico Krautler e Jaime Ludwig, que a partir deste ano, serão vigários na Paróquia São Luís Gonzaga.
Padre Eurico retorna a Brusque após 27 anos. Ele conta que é uma alegria estar na cidade e reencontrar amigos que aqui fez em sua última passagem. “Estou sendo muito bem acolhido por todos. Espero que com meus 47 anos de vida religiosa possa ajudar a comunidade no que for preciso”, afirma.
Já padre Jaime vem a Brusque para sua primeira missão na cidade como sacerdote. “A expectativa é muito boa para iniciar os trabalhos aqui na paróquia, já conhecia um pouco a cidade porque fiz meu curso seminarístico aqui. Chego para servir naquilo que a paróquia e a província precisarem, então estou muito alegre e de coração aberto para cumprir minha missão aqui”, ressalta o padre Jaime.
Leia também:
1. Repórter de Criciúma lamenta agressão sofrida durante jogo em Brusque: “um dos momentos mais tristes dentro da profissão”
2. VÍDEO – Jota Quest recebe fã que luta contra o câncer na Sommerfest Blumenau
3. Varíola dos macacos: saiba como está a situação doença em Brusque
4. Vereadora de Joinville registra boletim de ocorrência após receber e-mail com teor racista e ameaças de morte
5. Teclado furtado da igreja do Azambuja é encontrado em lixeira em Brusque
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque