Clientes satisfeitos

Para Larissa Pimentel (@larissa_pimenteel) “O Dr. Edinei não cuida apenas do sorriso, cuida de pessoas. Melhorando a auto estima, a segurança e a confiança em si mesmas. Sorriso novo, vida nova”.
Filipe Dalmarco (@filipedalmarco) tinha preocupação com seu sorriso. “Sempre fiquei incomodado e tive insegurança em relação ao meu sorriso. E com isso veio a preocupação em como mudá-lo e qual o melhor profissional para realizar o procedimento estético. Conheci o Dr. Edinei através da Vital e lembro como se fosse ontem. Hoje, há exatos 2 anos, estou extremamente realizado e, além de serem atenciosos e ótimos profissionais, reergueram a minha auto estima e mudaram completamente a minha vida”.
Daniel Dutra (@dutradaaniel) é só elogios ao Dr. Edinei. “Acho que a palavra chave para esse relato é sorriso, sorrir não é só abrir a boca, um sorriso de verdade depende do que você sente por dentro, e após eu ter colocado as facetas passei a sorrir dessa forma. É muito gratificante você ter o sorriso que sempre sonhou em tão pouco tempo. Fazem exatamente 2 anos que eu fiz um dos melhores investimentos da minha vida, digo investimento porque o sorriso é nosso cartão postal. E se eu não tivesse feito, faria de novo”.
Segundo Julia Brandão (@juliabranndaoacademy), “é extraordinário a maneira que você passa a se olhar no espelho depois de fazer as facetas com o Dr. Edinei, é inexplicável!

O que são facetas de resina

As facetas de resina são capazes de se assemelhar às características do dente. Facetas são laminados estéticos que são colocados na parte da frente dos dentes para melhorar formato, cor, estética e alguns outros detalhes.
Em Brusque, o cirurgião dentista Edinei Pinto (CRO 14611), que já realizou centenas de procedimentos com faceta de resina, é formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e já participou de mais de 20 cursos de especialização e atualização em estética e cirurgias. Nos últimos dois anos participou de atualizações nos Estados Unidos,na Universidade de Harvard, em Boston, e no Nicholson Center (Flórida Hospital) em Orlando.
Ele destaca que esta é uma opção mais viável que o material de porcelana por ser mais acessível, rápido e não ter a obrigatoriedade de desgastar os dentes.
Ele possui um canal no YouTube onde gravou 32 vídeos tirando todas as dúvidas sobre as facetas em resina. Na sua conta no Instagram, possui mais de 100 casos postados de facetas em resina, além de depoimentos de alguns pacientes que fizeram o procedimento.

“O maior diferencial de todos é a questão da rapidez e maior acessibilidade ao pacientes se comparado as facetas de porcelana. Como não envolve trabalho de um laboratório é mais rápido e com custo menor. Eu consigo mudar o sorriso de uma pessoa em quatro horas, maior vantagem é a rapidez para fazer. Para fazer as facetas de porcelana, o custo é maior, demora mais tempo e você necessita fazer de leves a moderados desgastes nos dentes, e isso é péssimo, pois o esmalte desgastado não voltará a se regenerar, podendo causar ou piorar a sensibilidade nos dentes”, explica.
Na maioria das vezes, não é preciso fazer nenhum tipo de desgaste por conta das facetas de resina, apenas um fosqueamento para aderir melhor o material.
Em muitos casos, a faceta de resina diminui bastante a sensibilidade dos dentes, funcionando como uma proteção à ação de alimentos, principalmente os gelados.
O cirurgião destaca que todo o procedimento é feito em sessão única, em cerca de quatro horas, depois de uma consulta de avaliação e explicação das vantagens e desvantagens do material.

“As facetas de resina são totalmente artesanais, feitas no consultório. Cada paciente vai se sentir único, vai ajudar a construir o seu sorriso perfeito, pois cada sorriso é único, feito manualmente”, ressalta.
O formato das facetas pode ser escolhido pelo paciente, em consenso com o dentista, para obtenção de uma estrutura de harmonia do sorriso. Além disso, as facetas de resina podem ser feitas em cima de algum procedimento anterior, como por exemplo alguma prótese fixa de porcelana ou outro material.
O procedimento é simples, pessoa não sente dor – o tratamento, em 99% dos casos, é colocado sem anestesia.

“Geralmente, não dói para fazer o procedimento, o que pode acontecer é uma pequena sensibilidade, porém após a colocação das facetas pacientes com sensibilidade tem uma melhora considerável, pois as facetas servem de proteção no dente”.
Edinei ressalta que, após o fim do procedimento, ajustes nas facetas podem ser feitos se o paciente achar necessário. “Apos fazer, o paciente vai para casa, tira fotos, mostra para os parentes e amigos, e se preferir podemos fazer as alterações que ele achar necessário. Então com certeza o paciente sempre vai ficar satisfeito com o resultado”.
“É possível mudar formato, dar volume, afinar, tudo feito na mesma sessão. Vai ficar exatamente como o paciente quiser. Na porcelana, o paciente tem que esperar o material voltar para o laboratório para fazer ajustes. O reparo da resina é fácil, se quebrar algum pedacinho, é possível fazer na hora”.
Com as facetas de resina, é possível obter uma harmonia do sorriso, textura, transparência e degradê de cor do dente, além de fechar espaços sem a utilização de aparelho.

“É um trabalho acessível, eu recomendo fazer as facetas, porque a vida da pessoa muda. Nada mais importante, para mim, do que a pessoa se sentir bem”, salienta.
As facetas de resina requerem manutenção pelo menos uma vez por ano para um polimento. É importante que o paciente tome mais cuidados do que com o dente natural, apesar dos materiais de hoje em dia serem bastante resistentes.

“Todo trabalho ou material que é colocado dentro da boca requer cuidados, pois nossa boca tem muitas bactérias, saliva, alimentos… Tem que cuidar muito mais com a higiene: passar fio dental, então precisa utilizar uma escova mais macia e usar creme dental sem agentes clareadores, que podem tirar o brilho deixando as facetas mais foscas e suscetíveis a pigmentação”. Todas as dicas ele também explica nos seus vídeos no canal do YouTube.
É importante também não mastigar alimentos muito duros e evitar impactos fortes nos dentes. A necessidade de polimento do material depende da alimentação e cuidados do paciente. O material pode escurecer com o passar dos anos, dependendo dos cuidados e da alimentação, mas demora anos.
“É bem gradativo, mas dá para diminuir o escurecimento evitando bebidas e comidas muito ácidas e com muito corante, como refrigerante, café, vinho, porém, mantendo a higiene correta após o consumo desses produtos, e fazendo as manutenções vai durar por muitos anos, tanto o brilho quanto a cor da faceta”.

Vários fatores podem influenciar na duração das facetas de resina. Com base em artigos científicos e estudos de caso, Edinei explica que o material pode durar mais de oito anos, mas tudo depende dos cuidados do paciente e acompanhamento profissional.
Geralmente, pessoas com bruxismo (ranger os dentes) ou desgastes dos dentes podem fazer o procedimento, após uma avaliação odontológica.
Existe a possibilidade de retirada das facetas de resina para colocação das facetas de porcelana, e vice-versa. Se precisar tiras as facetas de resina os dentes estarão intactos por baixo.
“Outra vantagem das facetas de resina sobre as de porcelana é que, se acontecer de a gengiva retrair e expor a raiz do dente é possível apenas repor com a resina. No caso da porcelana, seria necessário retirar todo o material, desgastar mais um pouco o dente para refazer toda a faceta nova”.
O procedimento pode ser feito em quantos dentes o paciente preferir, mas, quanto mais dentes fizer, melhor o resultado. “Dente é uma estrutura, enquanto a resina é um material diferente, então é bem difícil deixar perfeitamente igual aos outros, quando é feito em um dente só, por exemplo, mas fica muito próximo, quase imperceptível”.
Além de tudo, o procedimento é importante psicologicamente para os clientes. Edinei conta que, em vários casos, os pacientes também têm um ganho de autoestima após o tratamento.
“Uma mudança total depois que muda o sorriso, no comportamento, na autoestima. Alguns pacientes não sorriam desde que se entendem por gente, por vergonha, ou tinham medo de sorrir, e depois de fazer as facetas ainda no consultório se emocionam ao ver pela primeira vez o novo sorriso”, lembra.

ENDEREÇO

Rua Hercílio Luz, 91 – Centro – Brusque/SC