A evolução da medicina aliada à tecnologia é, nítida e evidentemente, expoente nos últimos anos, com o uso de técnicas e procedimentos cada vez mais seguros e menos invasivos, ampliando as possibilidades de tratamento cirúrgico. Em Brusque, os profissionais da saúde seguem em constante atualização, sendo um dos maiores exemplos disto a possibilidade da cirurgia para cura do câncer de próstata com o uso de robô.
O médico urologista Rudimar Fernando dos Reis decidiu apostar na utilização da robótica para o aperfeiçoamento deste procedimento. Segundo ele, os resultados positivos são perceptíveis. “Nos casos em que realizamos esses procedimentos foi evidente o diferencial, por vários motivos. A cirurgia teve maior rapidez, com maior precisão cirúrgica, sem sangramentos e eliminando o risco de transfusão de sangue, além de recuperação mais rápida do paciente, menor risco de infecção e retorno às atividades normais com maior rapidez”.
Ele ainda elencou como fatores positivos o menor tempo de internação hospitalar e a mínima ou nenhuma dor pós-operatória. Dr. Rudimar explica, porém, que para realização deste procedimento, é necessário uma avaliação médica. “Cada caso deve ser avaliado em particular e criteriosamente pelo médico especialista. Dentro das possibilidades, podemos cogitar com certeza a cirurgia robótica como tratamento”.