Escolas de Brusque e Guabiruba serão as primeiras a adotar o Novo Ensino Médio na região
Yvone Olinger Appel e João Boos vão aplicar nova grade curricular em 2020
Duas escolas de educação básica serão as primeiras a aplicar a metodologia do Novo Ensino Médio na região, que abrange oito municípios. A Escola Estadual Yvone Olinger Appel, de Brusque, e a Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba se preparam para funcionarem no novo formato em 2020.
De acordo com o supervisor de gestão escolar da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Charles Gerati, o momento é de capacitação com diretores e agentes da regional. “Estamos na fase de adequação da legislação do estado sobre a legislação federal”, conta.
Após esse processo, segundo Gerati, o próximo passo é as escolas ouvirem os pais e alunos para saberem quais tipos de cursos profissionalizantes eles preferem ter, até dia 30 de agosto.
“A Secretaria de Estado da Educação vai fazer uma avaliação sobre a preferência de implantação na grade curricular, aí vamos começar a montagem dos planejamentos, de áreas afins”, explica.
Com isso, em setembro, iniciam as reuniões com os diretores das escolas, para trabalharem a carga horária e disciplinas com os professores. Neste momento, será feito o planejamento de conteúdo do próximo ano e capacitações com professores.
O Novo Ensino Médio foi aprovado com a lei nº 13.415, de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, durante o governo de Michel Temer.
De acordo com publicação do Ministério da Educação (MEC), a mudança define uma nova organização curricular e oferta diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com os itinerários formativos.
Carga horária aumentada
Com o Novo Ensino Médio, o estudante vai ficar cinco horas a mais na escola durante a semana. Isto aumenta a carga horária de 800 para 1000 horas anuais, ainda com 200 dias letivos.
Segundo Gerati, será feito um estudo para que a mudança aconteça da melhor forma, para professores e alunos.
“Temos que tratar com muita seriedade e calma para não prejudicar os professores efetivos, para que não percam carga horária e nem tenha que só recarregar a grade com disciplinas”, explica.
A longo prazo, o plano é que os alunos estejam em tempo integral nas escolas. A mudança será progressiva, tendo seu horário ampliado para 1.400 horas, o equivalente a sete horas diárias. Porém, Gerati conta que essa carga horária ainda não foi definida pelo estado.
Disciplinas e áreas do conhecimento
Outra mudança foi na oferta de disciplinas. Com o Novo Ensino Médio, apenas Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias. Segundo Gerati, Inglês também é obrigatório, mas não durante os três anos. Comunidades indígenas terão aulas obrigatórias das respectivas línguas maternas.
Os estudos e práticas de outras disciplinas, como Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia, também são obrigatórios, mas não nos três anos de Ensino Médio.
Elas estarão distribuídas entre as cinco áreas de conhecimento, presentes no itinerário formativo, a ser definido pelos pais e alunos no início do Ensino Médio. São linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.
Ano letivo de 2020
De acordo com Gerati, no andamento do ano letivo, a Gerência de Educação vai monitorar e avaliar como será desenvolvida o Novo Ensino Médio.
Portanto, ainda não há datas definidas para a implantação da metodologia nas outras escolas. “Dependendo de como for nessas escolas, pode iniciar nas outras e 2021 ou 2022”, conta.