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Duplicação da Antônio Heil: Obra do viaduto em frente a Irmãos Fischer avança

Trabalhos iniciaram ano em ritmo acelerado no trecho municipal; expectativa é de inaugurar até dezembro

As obras de duplicação da rodovia Antônio Heil já foram retomadas neste ano, nas duas frentes: a do governo do estado aguarda o início da terraplanagem; e no trecho sob responsabilidade da empresa Irmãos construção do viaduto, localizado em frente à sede da empresa.

As rochas que servirão como base para fundação do viaduto, que fica próximo também ao “portal” de entrada da cidade, já foram colocadas nos locais para montagem da base da estrutura. Segundo o empresário Ingo Fischer, diretor-presidente da empresa que financia a obra, a empreiteira responsável estima entregar tudo pronto até o fim de 2016.

“As informações da empreiteira que executa a obra é de que terminaremos ela até o fim do ano, o que acontece é que está chovendo muito, as obras ficam muito tempo paradas, não tem condição de dar sequência. Mas a empresa disse que se o tempo colaborar essa obra termina até o fim do ano”, afirma Ingo Fischer. Ele diz que, conforme o cronograma estabelecido pela empreiteira, o viaduto é a parte mais demorada que ainda resta a ser feita da obra porque, posteriormente, o único serviço que faltará é a colocação da última camada de asfalto e da sinalização da rodovia.

Obras no trecho estadual foram retomadas dia 12

Já no trecho estadual, os operários ainda trabalham em obras secundárias. As atividades foram retomadas na terça-feira, 12, e os operários trabalham na execução de bueiros e na concretagem de vigas para implantação dos viadutos nos trechos próximos à Petrobras e à Epagri. Cléo Quaresma, engenheiro de fiscalização do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), afirma que o próximo passo é a terraplanagem dos terrenos às margens da rodovia, para que a base para o asfalto possa ser colocada. “Esperamos que eles façam a terraplanagem, a faixa de domínio está toda liberada para que eles façam, esperamos que eles cumpram com o que está estabelecido no contrato”, afirma Quaresma. “Que eles cumpram o cronograma e consigam fazer a obra dentro do prazo estabelecido”.

O prazo para entrega expira em 2017, conforme o contrato, mas houve atraso do início da obra, devido à demora no licenciamento ambiental.

Ao todo, obras custarão mais de R$ 160 milhões

Com um tráfego diário de aproximadamente 20 mil veículos, a rodovia é a principal entrada para o município. A via liga a BR-10 possui trecho de 21 quilômetros de extensão e sua duplicação está dividida em duas etapas. Ao todo, os quatro quilômetros de obras sob responsabilidade da Irmãos Fischer custarão em torno de R$ 35 milhões para a empresa – que terá este valor de volta em abatimento de ICMS pelo governo do estado.

A duplicação da rodovia no trecho de responsabilidade do governo do estado é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 131 milhões. A contrapartida do governo do Estado é no custeio das desapropriações de áreas.