É boato que idosa teve título cancelado mesmo votando em eleições passadas, diz TRE-SC
Justiça Eleitoral afirma que mulher não vota desde as eleições de 2016
Justiça Eleitoral afirma que mulher não vota desde as eleições de 2016
Circula nas redes sociais um vídeo de que uma idosa teria tido o título de eleitor cancelado em Santa Catarina mesmo tendo votado nas Eleições de 2018 e 2020. A informação, no entanto, é boato, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
As imagens foram filmadas pela filha da mulher. No vídeo, ela afirma ao funcionário da Justiça Eleitoral que a mãe votou nas eleições passadas e que não haveria motivo para o cancelamento. “Isso nunca aconteceu, nem eleição passada, nada. Só agora na eleição do Bolsonaro que vai acontecer isso?”, diz a mulher.
Em março começou a circular nas redes sociais o boato de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estaria cancelado o título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos.
Segundo o TSE, o conteúdo informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada. “Mas esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população, até porque, o voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo”, diz.
Em nota, o TRE-SC afirma que as informações do vídeo sobre a idosa ter tido o título cancelado mesmo votando nas eleições passadas são boato.
Conforme a Justiça Eleitoral, a mulher está sim, com o título cancelado, mas desde 2016. “Referida eleitora não votou nas Eleições e 2016, 2018 e 2020. Seu título está cancelado desde 2016 porque ela não compareceu à revisão de eleitorado na cidade onde mora, São José”, diz a nota.
O TRE-SC ainda afirma que vai tomar providências para identificar e responsabilizar quem está divulgando as informações falsas.
Os eleitores têm até o dia 4 de maio deste ano para regularizar o título de eleitor. Consultar se o título está regular, cancelado ou suspenso é essencial para que o eleitor possa votar nas próximas eleições.
Para saber se o título está cancelado o eleitor deve acessar o site do TSE para consultar a situação eleitoral, inserindo o nome, número do título de eleitor ou CPF. Para acessar, clique aqui.
Para regularizar o título cancelado, é necessário preencher um formulário. Para realizar a regularização é necessário apresentar alguns documentos durante a resposta do formulário. Uma foto segurando o documento com foto, carteira de identidade, documento de residência atualizado e certificado de quitação de serviço militar, para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham o título. Para acessar o formulário, clique aqui.
Mais informações podem ser obtidas com o cartório eleitoral ou ligando gratuitamente ao Disque-Eleitor (0800-647-3888), de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: