
Com uma população de mais de 140 mil habitantes, Brusque está entre as 15 cidades mais populosas de Santa Catarina e é destino de quem busca oportunidade na indústria têxtil. Afinal, a desoneração da folha é considerada como um incentivo para os migrantes em busca de trabalho.
Melhoria na transmissão de dados permite maior agilidade nos processos
Os investimentos em Brusque ajudaram a cidade catarinense a se manter entre os principais polos de desenvolvimento tecnológico no estado. Uma das iniciativas adotadas pelos órgãos públicos da região foi a Parceria Público-Privada voltada a programas tecnológicos.
A ideia do Programa Brusque Mais Inteligente, por exemplo, é melhorar a qualidade de vida dos moradores e, ao mesmo tempo, fortalecer o desenvolvimento tecnológico da região.
Todo esse investimento envolve uma rede de transmissão de dados mais moderna e de alta velocidade. Assim, o cidadão de Brusque acessa conteúdos digitais com facilidade. O acesso vai desde plataformas de pagamentos até entretenimento.
No que diz respeito ao entretenimento, as plataformas de streaming e jogos têm papel de destaque. Dados apontam que aproximadamente 80% dos brasileiros utilizam esse tipo de plataforma para se entreter.
No caso dos jogos, a procura por um bom site de jogos com apostas no jogo Aviator online evidencia o sucesso desse formato entre os brasileiros. Conhecido como ”jogo do aviãozinho”, o game conquistou o público por sua mecânica simples e dinâmica: o jogador faz uma aposta e precisa realizar o saque antes que o avião voe para longe. Se conseguir, recebe o valor multiplicado instantaneamente.
Com diversos recursos exclusivos e um visual retrô minimalista, o Aviator é um dos jogos mais acessíveis e emocionantes da atualidade — o que exige boa infraestrutura digital para garantir fluidez.
Startup de Brusque ganha destaque no mercado nacional
Toda a infraestrutura tecnológica criada em Brusque permite que startups se destaquem no cenário nacional. Um exemplo de sucesso é a Loopia, que arrecadou mais de R$ 3 milhões.
A Loopia é uma startup de Brusque que foi fundada em 2024 e busca aprimorar o atendimento em marketplaces e converter o ponto de contato em venda.
Para o CEO da Loopia, Tiago Vailati, a agilidade é um elemento fundamental para que empresas tenham sucesso. Uma das maneiras de conseguir ser ágil na prestação de serviços e venda de produtos é, justamente, com uma boa infraestrutura digital.
Brusque é destino de laboratório de pesquisa em biotecnologia
Os investimentos em infraestrutura digital em Brusque nos últimos anos geraram resultados. No ano de 2024, a Siderquímica investiu na criação de um laboratório de pesquisa em biotecnologia têxtil.
A tecnologia inédita nas Américas mostra que Brusque pode se tornar referência no desenvolvimento de inovações voltadas para a indústria têxtil. Além disso, aspectos sustentáveis como redução no consumo de água e utilização de materiais químicos no processo produtivo também são estudados no laboratório instalado na cidade.
Ainda mais investimentos estão previstos para a infraestrutura tecnológica de Brusque nos próximos anos. Com isso, a expectativa é de que o PIB da região continue crescendo e ainda mais inovações sejam geradas, favorecendo o brusquense e a economia estadual e nacional.