Edição 8 mil: conheça detalhes do novo projeto gráfico do jornal O Município
Mudanças vão desde a diagramação da capa até a fonte utilizada em títulos e subtítulos
Ao chegar à edição de número 8 mil, o jornal O Município apresenta um novo projeto gráfico do jornal impresso nesta quinta-feira, 11. A mudança no design vai desde as cores e fontes até a posição das seções. A repaginação ocorre no ano em que o jornal completa 70 anos de história.
As alterações foram realizadas pelo diagramador responsável, Djoni Paul Ritcher, com contribuições de toda a equipe.
Segundo ele, a ideia inicial é trazer um design atualizado e que segue as tendências do minimalismo, com mais espaçamentos entre os conteúdos.
“Foi um desafio muito interessante, ainda mais se tratando de um novo projeto gráfico para substituir o anterior que eu também havia feito. A responsabilidade de melhorar ainda mais um projeto gráfico que já era muito prático para a diagramação foi desafiadora. Mas ter o feedback do Claudio [Schlindwein] e de toda a equipe quando me deram a notícia de que haviam gostado também foi recompensador”, comenta Djoni.
Assim, diversos detalhes foram alterados, como cores e fontes. As mudanças já são visíveis na capa do periódico, que conta com novas variações, além da repaginação das colunas, sendo que todos os colunistas tiveram suas fotos renovadas.
O diretor de Jornalismo e Operações, Andrei Paloschi, aponta que as mudanças transpiram renovação e dinamismo. A nova formatação chega após o projeto gráfico anterior ser usado por 4 anos e 3 meses.
“O jornal está em constante evolução, buscando adaptar-se às novas tendências do mercado. Nesta reformulação, a maior mudança é a diversificação nos modelos de capa, que os leitores perceberão ao longo das próximas semanas, juntamente com novos elementos visuais integrados aos textos”, ressalta.
Conforme o diretor-geral do Grupo O Município, Claudio José Schlindwein, ao longo de sete décadas, o jornal impresso acompanhou diversas mudanças tecnológicas e culturais. “Nestas 8 mil edições, o jornal O Município já teve muitas formas, traços e cores. Já fomos somente preto e branco, acompanhados de raras ilustrações. Mas sempre acompanhamos as evoluções e fomos nos tornando coloridos, ilustrados e fotográficos”, continua.
“Hoje, apresentamos um novo e moderno projeto gráfico, mais organizado, com menos pontas e linhas mais suaves. Queremos alinhar melhor o conteúdo a uma visualização eficiente, proporcionando uma ótima experiência ao leitor do jornal”, finaliza Claudio.
Por dentro das mudanças
Nova fonte: títulos e subtítulos tiveram suas fontes atualizadas. A reformulação reduz o negrito na aplicação e traz mais leveza. Além disso, os títulos ganham mais impacto com a nova fonte.
Cores: no novo projeto gráfico, os colunistas tiveram as cores padronizadas, assim como as seções do jornal e a editoria Esporte, que continua em verde.
Modelos de capa: a partir desta edição, serão vistas capas com mais variações, permitindo a personalização e a melhor divisão de espaços.
Novas fotos de colunistas: todos os colunistas do jornal O Município renovaram suas fotos.
Traços: as edições contarão com um novo estilo de divisão das seções, por meio de traços curvilíneos, que permitem separar cada tipo de conteúdo.
Curvas: todas as fotos e ícones têm bordas arredondadas, trazendo uma diagramação moderna e flexível, sem deixar de transmitir segurança e confiança. A mudança também deixa o conteúdo mais leve e dinâmico.
Minimalismo: foram eliminadas linhas, fios e separadores desnecessários, substituindo por espaçamento em branco.
Recuos: outra novidade no design são os recuos no texto e na foto da primeira coluna de cada página, que dão “respiros” na leitura.
Visuais novos: dentre as mudanças, está o novo visual dos boxes nas matérias e a assinatura dos repórteres, além do uso de olhos, que são trechos de entrevistas em destaque na página.
Cabeçalho: o projeto gráfico traz um novo cabeçalho que reforça a marca “O Município”.
Flexibilidade: a partir de agora, as seções Horóscopo e Eventos serão mais flexíveis na edição, podendo ser alocadas em diferentes espaços a cada dia.
Personalização: em coberturas e projetos especiais, como Eleições 2024, o jornal traz layouts personalizados.
QR Code: a presença de QR Codes, para o leitor poder ver mais textos do colunista, continuará na edição, reforçando a conexão da edição impressa com o digital.
Redesign de seções: além da flexibilidade, o novo redesign de seções traz mais detalhes ao conteúdo, como a previsão do tempo na contracapa.
Colunas repaginadas: o novo design das colunas Papo de Bar, André Groh e na seção “Coisas para fazer no fim de semana” é uma das novidades do novo projeto gráfico.
Página 2: reorganizada, conta com as redes sociais do jornal no topo e informações institucionais e expediente na lateral.
Assista agora mesmo!
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: