Edições em e-book e audiolivro da obra Charlotte serão lançados em transmissão no Facebook

Publicação conta a história da brusquense que nasceu com Síndrome de Down e a fundação da escola que leva o seu nome

Edições em e-book e audiolivro da obra Charlotte serão lançados em transmissão no Facebook

Publicação conta a história da brusquense que nasceu com Síndrome de Down e a fundação da escola que leva o seu nome

O livro Charlotte, que conta a história real da brusquense Charlotte Rocha Bork e de sua mãe Bernadete, será relançado em versões atualizadas de e-book e audiolivro. A autora, Lieza Neves, organiza um evento nesta terça-feira, 24, às 20h30, através de transmissão ao vivo no Facebook para disponibilizar as novas edições. O lançamento em impresso foi realizado há 15 anos.

A obra, que foi inicialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) de Jornalismo da autora, traz uma história que começa em 29 de novembro de 1985. Bernadete deu à luz a Charlotte, que nasceu com Síndrome de Down. A partir de então, a mãe iniciou uma jornada pela educação e adaptação da filha, com extensas pesquisas sobre educação e tratamentos.

Cinco anos mais tarde, em 1990, Bernadete fundou com algumas parceiras uma escola para atendimento, tratamento e educação de crianças que possuíssem alguma deficiência mental. Mesmo com o espaço fundado, Charlotte estudou boa parte de sua vida no ensino regular.

As versões em e-book e audiolivro possuem um capítulo a mais, finalizado em 15 de abril, que aborda alguns temas ausentes na edição original, como autismo, sexualidade de pessoas com Síndrome de Down e o casamento de Charlotte com Guilherme Hack, que também é Down. O capítulo é feito a partir de uma entrevista recente com Bernadete e Charlotte sobre suas vidas e sobre a Escola Charlotte nestes últimos 15 anos.

Lieza pretende ainda reeditar a versão impressa com a atualização que já possui nas versões digitais, mas afirma que ainda precisa de recursos. Já são 15 anos desde o lançamento da primeira edição, em 2003, algo que motivou a autora a atualizar a obra de maneira barata e inclusiva.

“É um processo rápido, mas trabalhoso. A ideia não surgiu há muito tempo. Eu e a direção da escola queríamos fazer uma nova publicação, porque a original está praticamente esgotada e precisamos desta força na divulgação da escola e da causa”, explica.

De 2003 a 2018, diversos processos mudaram na elaboração da edição. Há 15 anos, Lieza precisava de uma grande quantidade de disquetes para armazenar textos e fotos, além de gravar as entrevistas em fita cassete. Atualmente, os processos são muito mais facilitados, e a autora viu nestas mudanças uma motivação extra para o lançamento virtual.

“Não sei como vai ser a receptividade. Em 2003, o lançamento foi ótimo, teve muita gente. Como os livros estão em formato virtual, acredito que seja legal apostar neste ambiente. O evento terá duração entre 20 e 25 minutos, e vou explicar a produção, mostrar fotos de 15 anos atrás, e responder a perguntas.”

Lieza também explica que entre os motivos para as edições atualizadas está a possibilidade de levar a história para ainda mais pessoas, já que a versão original impressa havia sido distribuída para diversos estados, inclusive para o exterior. Ainda assim, há o projeto de uma nova edição impressa, revisada e atualizada.

“Hoje, relendo, eu mudaria algumas coisas, gostaria de editar. Fazia anos que não lia o livro, e fiquei insatisfeita por ter feito daquele jeito, daquela forma. Mas, quando fiz o audiolivro, com participação da produtora de áudio Patrícia de Souza, gostei muito. É um trabalho pessoal, narrado em primeira pessoa, até por isso coloquei minha voz. Gostei bastante”, encerra.

O lançamento poderá ser acompanhado pela página da Escola Charlotte no Facebook (facebook.com/escolacharlotte) e pelo perfil de Lieza Neves (facebook.com/lieza.neves). As plataformas nas quais estarão disponíveis o audiolivro e o e-book serão divulgadas no evento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo